O programa inclui as I Jornadas da Geodiversidade da Arrábida que vai reunir cientistas, investigadores, professores e estudantes
Em Sesimbra, o mês de Outubro é dedicado à geodiversidade da Arrábida, com várias iniciativas já a decorrerem e que vão até dia 26. Começaram a 6 de Outubro, no Dia Mundial da Geodiversidade, com a inauguração da exposição de grande formato na Marginal de Sesimbra.
Trata-se de uma mostra que permite ao público conhecer os principais aspectos da história da cadeia montanhosa da Arrábida, bem como a descrição da sua vasta riqueza geopatrimonial, com especial enfoque para os sítios de interesse geológico, geossítios e monumentos naturais.
Um dos momentos altos do programa está marcado para sábado, dia 19, às 9h30 com as I Jornadas da Geodiversidade da Arrábida. No Auditório Conde de Ferreira, Sesimbra, este primeiro encontro científico e pedagógico da região, vai ser participado por cientistas, investigadores, professores, estudantes e outros públicos interessados. As Jornadas contam com comunicações de produção científica e uma aula aberta.
Depois da iniciativa Pedalar, Caminhar e Navegar pelo Património, que dia 6 passou pela Chã dos Navegantes num percurso guiado pelo NECA – Núcleo de Espeleologia da Costa Azul, hoje dia 9, os participantes do projecto Sempre a Mexer Para Não Envelhecer vão puder participar numa Caminhada Geológica na Vila de Sesimbra.
O programa inclui ainda uma saída de campo para professores, no sábado, 26 de Outubro, entre 9h00 e as 18h00, com ponto de encontro na Moagem de Sampaio. Esta iniciativa pretende enriquecer os conteúdos programáticos das aulas e promover a proximidade ao território, a disponibilização de um caderno de apoio com os principais sítios de interesse geológico e a sua descrição e Geomaletas direccionadas ao 1.º e 2.º ciclo.
As Geomaletas incluem amostras de três tipos diferentes de calcários da Arrábida, um esquema para a sua classificação e uma lupa para observação.
O Dia Mundial da Geodiversidade comemora-se desde 2022 para sensibilizar a sociedade para o papel que a geodiversidade desempenha para assegurar o bem-estar e prosperidade dos seres humanos e as condições necessárias para a preservação da biodiversidade.
Em Sesimbra, as comemorações são dinamizadas pela Câmara Municipal e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.