Cerca de 20 munícipes vão ser medalhados no próximo 9 de Outubro. Carlos Pólvora fala em centralidade e crescimento da vila
A Quinta do Conde comemora 38 anos de elevação à categoria de freguesia na próxima segunda-feira, 9 de Outubro, com uma sessão solene marcada para as 21h00 no salão nobre do edifício da Junta de Freguesia. Uma comemoração que vai contar com intervenções institucionais, momentos musicais, e condecorações.
Neste dia, vão ser homenageadas cerca de 20 pessoas que, entre 2022 e 2023, se distinguiram ao nível desportivo, cultural e acção cidadã. Este reconhecimento será na forma de saudações, entrega de medalhas de Mérito, medalhas de Honra e também medalhas por Bons Serviços a serem entregues a funcionários.
Como localidade, a Quinta do Conde “tem mais de 52 anos”, diz Carlos Pólvora, presidente da Junta de Freguesia. “Como freguesia tem 38 anos e uma grande evolução”, sublinha. Segundo o autarca, quando a localidade começou a atrair habitantes que procuravam viver em outro tipo de casas que não andares, por volta da década de 1990, ainda não tinha ruas alcatroadas e não existiam passeios, “hoje quase todas as ruas têm alcatrão e passeios”.
Actualmente com 33 mil habitantes, nestes últimos anos a freguesia, no concelho de Sesimbra, “tem tido um crescimento sustentável” o que, a par da sua centralidade, tem contribuído para atrair população. “Temos ligação com os concelhos de Palmela, Barreiro, Seixal e Setúbal. Temos bons acessos e com fácil ligação tanto à Ponte 25 de Abril como à Ponte Vasco da Gama, e ainda a praias”, diz Carlos Pólvora.
Por outro lado, tem proximidade com a fábrica da Autoeuropa, localizada em Palmela, que ao gerar muitos postos de trabalho também tem contribuído para o aumento populacional na vila. “Somos uma freguesia dinâmica que atrai pessoas de toda a parte do País, e até do estrangeiro”, diz o autarca.
Um dos reflexos desta dinâmica, a que se acrescenta também a implantação de algumas infra-estruturas, tem sido o aumento dos preços da habitação. “Hoje, o preço das casas na Quinta do Conde é elevado”, afirma o autarca de freguesia.