Iniciativa da AMRS quer promover diálogo e cooperação entre municípios ao criar um espaço de partilha e reflexão
O Centro Cultural Costeiro, em Sesimbra, recebe o simpósio “Património Cultural da Região de Setúbal: Rotas e Conexões”, uma iniciativa promovida pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), através do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), em colaboração com os municípios associados. O encontro, agendado para os dias 21 e 22 de novembro de 2025, decorre no âmbito do projeto “Rede de Património Cultural da Região de Setúbal”, desenvolvido pelo Fórum InterMuseus do Distrito de Setúbal (FIDS).
Em nota de Imprensa enviada à redação d’O SETUBALENSE, a AMRS explica que este simpósio tem como objetivo “reforçar o diálogo, a cooperação e a valorização do património cultural regional”, criando um “espaço de partilha e reflexão” que reúne investigadores, técnicos, representantes institucionais e o público em geral. Segundo a mesma fonte, a iniciativa pretende ainda “estimular a criação de novas rotas culturais”, promover o “intercâmbio de saberes” e “aproximar comunidades e territórios”.
Ao longo do primeiro dia, o programa inclui cinco painéis temáticos, sendo eles ‘Património em Foco – Perspetivas e Desafios’, ‘Do Sal ao Mar – Memórias Vivas’, ‘Redes de Cooperação’, ‘Saberes da Terra – Património Vivo’ e ‘Estruturas do Passado’. Durante esta jornada será também apresentado o site da Rede de Património Cultural da Região de Setúbal, que reunirá informação sobre os municípios envolvidos, projetos em curso e rotas patrimoniais.
Este evento contará com a participação dos municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal, bem como de várias entidades nacionais, entre as quais a Associação Portuguesa de Museologia, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P., a Rede Portuguesa de Moinhos e a Rede Portuguesa de Museus.
Quanto ao segundo dia deste simpósio, os participantes poderão integrar uma visita guiada a vários pontos de interesse incluídos nas rotas temáticas apresentadas, como a Moagem Sampaio, em Sesimbra, o Castelo de Palmela, em Palmela, o Moinho de Maré das Mouriscas, em Setúbal, o Museu Agrícola da Atalaia, no Montijo, e ainda o Núcleo da Mundet, no Seixal.
Relativamente à participação, esta é gratuita, sendo que os interessados terão de fazer inscrição prévia, estando o números de participantes limitados à lotação do espaço. O programa completo e o formulário de inscrição estão disponíveis em https://simposiorotaseconexoes.amrs.pt.