Por uma nesga o patinador não conseguiu lugar no pódio. Mas ganhou a solidariedade da comunidade para estar na competição
O atleta de patinagem artística Micael Santos, da Academia PatinArt, com 16 anos, classificou-se no 4.º lugar na modalidade livre, escalão juvenil, na Taça da Europa, competição que decorreu na Croácia a 4 e 6 de Novembro.
“No programa curto conseguiu o 2.º lugar, mas o programa longo não correu bem o que lhe deu o 4.º lugar na soma da pontuação final”, descreve Sónia Pinheiro, presidente da Academia sediada na Quinta do Conde.
Apesar de não ter subido ao pódio, para Micael Santos o facto de ter conseguido viajar até à Croácia para competir representando Portugal já foi parte de uma vitória, quer pelo lado financeiro, quer pelas condições para treinar, apesar de não o ter conseguido fazer na semana anterior à competição.
Quanto a verbas, incluindo deslocação e alimentação, estas foram conseguidas através da iniciativa da Academia PatinArt que decidiu avançar com uma campanha de angariação junto de particulares e empresas. “Constituída a 29 de Março deste ano, a Academia ainda não consegue responder ao esforço financeiro para levar os atletas a competições internacionais”, diz Sónia Pinheiro.
Era preciso conseguir, no mínimo, 1 200 euros para levar o atleta à Taça da Europa, e isso foi conseguido. “Quero agradecer às pessoas que ajudaram o Micael com a maior parte da verba necessária, mas também à Tipografia Rápida, em Setúbal, e ao Colégio das Faias, em Azeitão, pelo apoio financeiro, e também ao jornal O SETUBALENSE pela ajuda na divulgação da campanha”, diz Sónia Pinheiro.
O que a responsável da PatinArt gostava de ver era a comunidade empresarial a “apoiar mais os atletas amadores e os clubes que, pela sua pequena dimensão, não conseguem ter capacidade financeira para levar os seus atletas internacionais a competições no estrangeiro”.
A treinar entre a Quinta do Conde, Montijo e Almada, Micael, que reside no Barreiro, para se preparar para a Croácia teve de se dividir entre o pavilhão do Ginásio Clube do Sul, na Cova da Piedade, e o do Liberdade Futebol Clube, na Mutela. No caso do Liberdade, que tem apoiado a Academia durante o ano, como o espaço não compreende as dimensões para uma Taça da Europa, a solução foi o Ginásio. “Temos de agradecer a estes dois clubes”, afirma a presidente da PatinArt.
Depois da Taça da Europa, o próximo esforço da Academia, da Quinta do Conde, é preparar a equipa para terminar esta época desportiva com a Taça de Portugal, que se realiza entre 29 de Novembro e 3 de Dezembro, em Fafe, onde vai estar presente com cinco atletas femininos e um masculino. “Temos boas possibilidades de conseguir lugares de pódio”, diz Sónia Pinheiro.
O objectivo traçado pela presidente tem também por base o 5.º lugar da equipa da PatinArt conseguido no Torneio Aberto 2023 realizado em Alcácer do Sal e no Seixal, no último fim-de- semana de Outubro e primeiro de Novembro, respectivamente. “Entre 24 clubes em competição, o resultado que conseguimos tem relevância”, afirma.
Além dos 50 atletas federados, entre femininos e masculinos, a PatinArt tem jovens em treinos de experiência, sendo que alguns deles estão próximo de ser inscritos na Federação Portuguesa de Patinagem.