23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Ocean Talks arrancam dia 21 para chamar a atenção para a importância de agir local

Ocean Talks arrancam dia 21 para chamar a atenção para a importância de agir local

Ocean Talks arrancam dia 21 para chamar a atenção para a importância de agir local

O barco que percorreu cinco estações náuticas ao longo da costa chega hoje a Sesimbra

Depois do Programa Atlantis, eis a Missão Atlantis, o novo projecto da Oceans and Flow, que a bordo de dois veleiros passou por cinco estações náuticas ao longo da costa portuguesa, Matosinhos, Oeste, Cascais, Lagos e a Baía de Sesimbra, onde chega hoje.

Em conexão com o oceano, percorreu diferentes pontos do país, onde apresentou o filme Programa Atlantis, realizado por Gustavo Neves, e partilhou ações de transformação e regeneração, com o objectivo de trazer um novo olhar sobre a educação ecológica, sensibilizar para a regeneração do oceano e chamar a atenção para a importância e o poder de agir e consumir localmente.

- PUB -

É precisamente neste sentido que as palestras oceânicas Ocean Talks encerram o movimento da Missão Atlantis, a 21 de Junho, Dia Mundial da Localização, em Sesimbra. A Localização é um movimento mundial criado pela cineasta Helena Norberg Hodge e esta é a primeira vez em que Portugal se associa a esta celebração. Tal como explica a equipa Oceans and Flow, “a localização é um movimento de resgate da economia para uma escala humana, através da valorização da produção local de bens e serviços necessários a uma comunidade”. Cultivar negócios com recursos locais fortalece, assim, “a coesão das comunidades, promove a saúde e o bem-estar, ao mesmo tempo que diminui o impacto no mundo natural, favorecendo a regeneração”.

A decorrer das 17h00 às 20h30, no Cineteatro Municipal João Mota, com entrada livre, as Ocean Talks, que também pode ser vistas em streaming, serão apresentadas por Mafalda Matos e contarão com a participação de sete oradores. 

Andreas Noe, The Trash Traveler, falará de arte local, enquanto Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, se irá focar em educação e consumo local. Já Livia Tirone, curadora e arquitecta, traz o tópico da arquitectura e urbanismo local e Joana Campos Silva, da Fashion Makers, falará de moda local.

- PUB -

Na segunda parte do encontro, a alimentação local será o foco do chef Ayurveda Francisco Basílio, a economia local será apresentada por Bárbara Leão de Carvalho, especialista em marketing regenerativo, e Virgílio Varela, consultor e fundador da Humanfleet, fechará o ciclo de palestras com a temática take action.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -