Empresários, técnicos e população em geral puderam perceber como funciona a plataforma ligada ao sector urbanístico do município
A Câmara Municipal de Sesimbra organizou, durante a tarde de hoje, uma conferência no Auditório Conde de Ferreira para demonstrar o funcionamento e as vantagens da Nova Plataforma Digital de Urbanismo, que irá entrar em vigor a partir do dia 20 de Março.
Esta nova plataforma vem transformar todos os processos de licenças, prorrogações, substituições, taxas, cauções e aditamentos em pedidos digitais. Todos os processos urbanísticos que não estejam concluídos até dia 20 de Março terão, obrigatoriamente, que ser transferidos para esta nova ferramenta on-line, sendo que todos os processos feitos após essa data têm de obedecer ao mesmo critério.
O presidente da autarquia sesimbrense, Francisco Jesus, explicou durante a apresentação que para usar esta nova plataforma é necessário fazer a inscrição nos serviços online da Câmara Municipal de Sesimbra, que pode ser feita com o cartão de cidadão ou com a chave digital móvel.
Após o processo de alistamento, passa a ser possível utilizar o site urbanismo.sesimbra.pt, onde vão estar disponíveis todos os pedidos de licenciamento e os respectivos documentos que são necessários submeter no sistema. Para além disso o site possuí um sistema que específica os diferentes processos que podem ser submetidos de modo a facilitar e a tornar mais clara a escolha do utilizador.
Caso exista um documento em falta, o progresso e os documentos submetidos vão ser guardados no sistema. Este factor, permite que o trabalho feito até ao momento não seja perdido e que todas as etapas possam ser feitas de uma maneira contínua e não faseada.
Durante esta sessão, foi guardado um espaço final para que os responsáveis, assim como o presidente do município, pudessem responder às questões colocadas pelos cidadãos que poderão contar com esta nova plataforma, que pretende facilitar e agilizar os pedidos que chegam dos munícipes.
O atendimento urbanístico também vai contar com novos horários, sendo que em Sesimbra irá funcionar das 08h00 até às 19h00 e, na freguesia de Quinta do Conde, das 09h00 às 12h00 e da 14h00 às 16h00.