Corpo chega a Sesimbra hoje às 16 horas onde estará em câmara ardente na Igreja Matriz
A partir das 16 horas de hoje, o corpo de Augusto Pólvora, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, estará em câmara ardente na Igreja Matriz de Sesimbra, realizando-se o funeral amanhã, terça-feira, com cerimónia pela 10 horas, após a qual sairá para o Cemitério da Quinta do Conde, tendo lugar o acto da cremação às 13 horas.
A informação sobre o funeral foi revelada esta manhã pela Direcção da Organização Regional de Setúbal (DORS) do PCP.
O presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora, morreu no domingo à tarde no Hospital Nossa Senhora da Arrábida, em Azeitão, vítima de doença.
Augusto Pólvora, autarca do PCP eleito pela CDU, de 57 anos, estava a cumprir o terceiro e último mandato na presidência do município.
Natural de Sesimbra, Augusto Pólvora era casado, tinha quatro filhos e residia na localidade dos Pinheirinhos, freguesia do Castelo, no concelho de Sesimbra, distrito de Setúbal.
Augusto Pólvora licenciou-se em arquitetura com distinção, média final de 19 valores, e foi distinguido com o Prémio do Reitor da Universidade Técnica Eslovaca de Bratislava.
Foi autor e coautor de diversos estudos, planos e projetos na área do urbanismo e arquitetura quer enquanto técnico municipal, quer enquanto profissional liberal, tendo iniciado a actividade profissional como arquiteto em 1985.
No ano seguinte, em 1986, ingressou na Câmara Municipal de Sesimbra, onde exerceu funções no Gabinete da Quinta do Conde e desempenhou, nos anos de 1988 e 1989, as funções de Chefe da Divisão de Administração e Planeamento Urbanístico.
No plano político, Augusto Pólvora foi eleito vereador pela CDU, no mandato de 1989-1993, tendo exercido funções de vereador-substituto do Presidente da Câmara, com responsabilidades directas nos pelouros do Urbanismo, Habitação, Lagoa de Albufeira e Quinta do Conde. Exerceu também as funções de administrador-delegado da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal entre 1994 e 2002.
Foi candidato à Assembleia da República nas eleições legislativas de 1995.
Em 1997, Augusto Pólvora voltou a ser eleito vereador pela CDU na Câmara de Sesimbra, exercendo funções não remuneradas com responsabilidades diretas no Pelouro do Trânsito e Transportes.
Reeleito vereador pela CDU no mandato 2001-2005, Augusto Pólvora ficou em regime de meio-tempo, com responsabilidades diretas no Pelouro do Planeamento Urbanístico, Ambiente e Toponímia.
Em 2005 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, tendo sido reeleito por duas vezes para o cargo, que desempenhou até ontem, dia em que faleceu após doença prolongada, no Hospital Nossa Senhora da Arrábida, em Azeitão.