Depois da sua primeira edição, em 2019, no Parque Augusto Pólvora, na Maçã, o Zbigens – Fórum Local de Juventude chega nos próximos dias 17 e 18 ao Anfiteatro da Boa Água, na Quinta do Conde.
Artes, exposições, música, performances, graffiti, desporto, manifestos, empreendedorismo, associativismo, bem-estar e workshops são parte integrante de um programa que tem como eixo o Fórum Local de Juventude, do qual sairão as linhas norteadoras para a juventude do concelho de Sesimbra nos próximos anos.
Este encontro, marcado para as 17h00 de dia 17, com moderação de Maria Seixas Correia, locutora da Mega Hits e apresentadora do programa Curto Circuito na Sic Radical, foi preparado por um grupo de jovens residentes na freguesia, e com quem O SETUBALENSE esteve à conversa, que se uniram e puseram mãos à obra para fazer acontecer.
Estudante de teatro, Inês Corino faz parte do grupo organizador do evento. “Estamos com o Zbigens a fazer por dinamizar a Quinta do Conde, a ter mais actividades para os jovens, para que se possam integrar na freguesia e fazer coisas diferentes”, começa por dizer.
“Moramos aqui e parece que não existe um sítio onde nos possamos encontrar. Este grupo é mesmo para isto”, adianta, partilhando que pretende ainda “dar a conhecer o trabalho excelente de pessoas que moram na Quinta do Conde e de algum modo ainda não são conhecidas”.
A jovem deseja que depois deste momento “consigamos proporcionar muitas mais coisas a estes jovens e possam haver mais locais onde as pessoas se possam encontrar”.
Uma oportunidade de networking entre jovens para melhorar a comunidade
Para Valter Vieira, de 37 anos, designer multimédia, “o Zbigens é uma óptima oportunidade para fazer networking entre os jovens e despoletar ideias para melhorar a comunidade”. Conhece o projecto desde o início, a partir de um convite da Juventude de Sesimbra para juntar “à mesa” vários jovens do concelho com diferentes gostos e interesses e este alargamento à Quinta do Conde tem, no seu entender, como missão tornar a vila num “local em que os jovens gostem de viver e formar família”.
Para dia 17, espera “a participação de jovens interessados na mudança da freguesia e que se passe a conhecer mais jovens empreendedores e artistas, deixando claro que acima de tudo temos pessoas com muito valor”.
Susana Silva, por seu turno, tem 36 anos e é Communication Specialist Senior. A sua experiência no Zbigens “tem sido a mais positiva. Tenho conhecido pessoas de áreas diferentes da minha e com valências muito interessantes”. Integra a equipa da comunicação, a par com a Juventude de Sesimbra, e considera “muito gratificante poder ajudar este projecto, dando um pouco do meu conhecimento para esta iniciativa tão bonita”.
Os próximos dias 17 e 18 são, nas suas palavras, “um marco muito importante para solidificar a presença da juventude no concelho”, tendo presente que o principal objectivo é mostrar que “os jovens do concelho, especificamente da Quinta do Conde, pretendem fazer da sua terra um lugar melhor para viver, elevando assim o nome da vila”.
Iniciativa é “necessária para o desenvolvimento social e cultural do concelho”
Realizador, director de fotografia, editor e colorista, Ricardo Bacalhau tem 22 anos e encontra-se a realizar um filme documental sobre o grupo e o evento. “Fui contratado pelo Zbigens e neste momento o meu papel no grupo é filmar todo o processo logístico e prático e o próprio evento”, partilha.
O jovem define este tipo de iniciativas como “necessário para o desenvolvimento social e cultural da freguesia e do concelho. A missão dos Zbigens terá um grande impacto positivo na vida dos jovens do concelho a nível cultural e artístico”, afirma, concluindo que “dia 17 de Setembro será por isso um dia a recordar como um dia culturalmente enriquecedor”.
Também Liliana Martins concorda em afirmar o objectivo do Zbigens em tornar a freguesia um lugar melhor: “queremos que este seja o início, um ponto de encontro, não só para os jovens mas para todos. Espero que sintam que também fazem parte e podem fazer a diferença para uma freguesia melhor”.
A jovem de 24 anos, actualmente a estagiar na Agência para o Desenvolvimento e Coesão e a acabar o mestrado em Gestão e Políticas Públicas, faz parte da organização daquela que acredita “ser uma das melhores iniciativas para a juventude, um exemplo a seguir noutros concelhos”. Será, assim, “um fim de semana cheio de experiências, convívio e partilha, um encontro organizado de jovens para jovens”, termina.