Edição de 2020 do “Aqui Há Jazz!” arranca no dia 10, com concertos ao ar livre no Castelo de Sesimbra
Com a pandemia e as restrições para reduzir a propagação da covid-19 a obrigarem ao cancelamento ou adiamento de vários festivais, certames e outros eventos em todo o país, aos poucos a normalidade vai regressando ao quotidiano. Sesimbra não é exceção e a autarquia volta a apostar no “Aqui Há Jazz!”, festival que ganhou relevo nos últimos anos e que nesta edição regressa com novidades.
O ciclo de concertos começa no dia 10 e prolonga-se até dia 13, com quatro atuações que terão o piano como um dos elementos principais. Para dar resposta às condicionantes da pandemia, o município mudou a festa para o Castelo, no qual a entrada será gratuita mas dependente de levantamento prévio do bilhete, de forma a tentar garantir que não é ultrapassada a lotação máxima estabelecida.
Quanto às atuações, o concerto inaugural estará a cargo da dupla Victor Zamora (piano) e Carlos Barretto (contrabaixo), que atua no Castelo no dia 10, pelas 22 horas. O espaço recebe também o segundo concerto, no dia seguinte pela mesma hora, com o pianista e compositor Luís Figueiredo – que ganhou notoriedade entre o público nacional e internacional pelo arranjo para a música Amar Pelos Dois, de Salvador e Luísa Sobral, grande vencedora do Festival Eurovisão – a subir ao palco. Já no dia 12, o trio composto por Beatriz Nunes, André Rosinha e Paula Sousa dá música no Castelo também pelas 22 horas, com um projeto que junta o jazz tradicional à música portuguesa. A atuação que encerra o ciclo de concertos decorrerá no Parque Augusto Pólvora, pelas 11 horas de dia 13, com o evento “Jazz com Yoga”.
“É uma forma de voltar ao contacto com um público fiel e atento, que esteve meses sem qualquer tipo de oferta em termos de espetáculo, mas é também um apoio que damos aos inúmeros profissionais das artes que, de um dia para o outro, viram toda a sua agenda cancelada e os seus rendimentos desaparecerem, em muitos casos sem alternativa ou perspetiva”, afirma Felícia Costa, vereadora com o pelouro da cultura, num editorial publicado ontem.
Os bilhetes para qualquer dia do evento podem ser adquiridos através de correio eletrónico ou via telefónica e poderão ser levantados no local do concerto em questão, até às 21:30 horas. Tal como em outros eventos semelhantes, deverão ser cumpridas as regras de distanciamento social, uso obrigatório de máscara e higienização das mãos.