Maior orçamento na história do município tem inscrito mais de 18 milhões de euros para as três áreas
Educação (8,4 milhões de euros), instalações e equipamentos para serviços (5,5 milhões) e cultura (4,2 milhões) são as três áreas com maior volume de investimento previsto no Orçamento Municipal de Sesimbra para este ano.
Com um valor global de cerca de 84 milhões de euros – o maior de sempre da autarquia –, o orçamento inicial, juntamente com as Grandes Opções do Plano, foi aprovado pela Assembleia Municipal de Sesimbra no passado dia 28. O documento passou com 10 votos favoráveis da CDU e as abstenções de PS (oito), PSD (duas) e Bloco de Esquerda (uma). E recolheu dois votos contra, um do MSU e outro do Chega.
Além do investimento para a educação, equipamentos e cultura, que totaliza pouco mais de 18 milhões de euros, a edilidade aponta ainda mais seis outras áreas principais de intervenção. A saber: água (2,7 milhões); desporto (2,3 milhões), habitação social (2 milhões); recolha de resíduos sólidos urbanos (1,7 milhões); rede viária, sinalização e toponímia (1,3 milhões); e acção social (1,2 milhões).
De acordo com a mesma informação divulgada pela autarquia, o orçamento “contempla as verbas transferidas pela Administração Central para a descentralização de competências para os municípios, ainda que insuficientes, face aos avultados encargos dessas competências, particularmente em matéria de educação”.
O orçamento deste ano é superior ao de 2023 “em cerca de 7 milhões” e fora aprovado pela Câmara Municipal, também por maioria, a 13 de Dezembro último.