Desafios da mobilidade eléctrica nos transportes fluviais vão estar em debate na próxima semana

Desafios da mobilidade eléctrica nos transportes fluviais vão estar em debate na próxima semana

Desafios da mobilidade eléctrica nos transportes fluviais vão estar em debate na próxima semana

Cineteatro João Mota acolhe, dia 26, o Fórum da Mobilidade Eléctrica no Sector Náutico

 

Os desafi os da electrifi cação do sector náutico vão ser temáticas em cima da mesa ao que se juntam a descarbonização económica, a “conectividade e cadeias logísticas intermodais”, o espaço de ocupação dos transportes de navegação e a digitalização e avanço tecnológico aplicada a este sector.

- PUB -

Tudo isto vai ser debatido e questionado ao longo de um dia inteiro (26 de Outubro) em que o Cineteatro João Mota vai acolher entendidos da área – seja a nível institucional, académico ou empresarial – no Fórum da Mobilidade Eléctrica no Sector Náutico.

Numa sessão que terá início às 9h00, vão existir quatro painéis com espaço para discutir “Mobilidade eléctrica: oportunidades e desafios para o território” com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), Ana Falcão, do Instituto da Conservação e Natureza (a confirmar), Martinho Fortunato, da Marina de Lagos (a confirmar), e, António Mourinha, do Centro de Experimentação Operacional da Marinha Portuguesa.

Depois debate-se a “Mobilidade náutica: benefícios e electrifi cação” com Hugo Marques, da Dolphin Bay, Carlos Macedo da Artesanal Pesca, Alexandra Ferreira de Carvalho, da Transtejo Soflusa, e, Clara Amorim, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

- PUB -

Já durante a tarde vai expor-se o tema “Presente e futuro da mobilidade eléctrica: visões, tecnologias e inovação” com Manuel Costa Braz, SunConcept, Nuno Amaral Frazão, Faroboats, João Andrade Machado, da Câmara Municipal de Aveiro, Gonzalo Coterillo, da Associação Espanhola de Barcos Eléctricos, e, José Maia, do Instituto Politécnico de Setúbal/Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.

Este último vai estender-se pelo resto do tempo em que decorre o fórum onde os participantes poderão fazer parte das discussões e conhecer as iniciativas e projectos ali apresentados.

A sessão de abertura (9h15) vai estar ao encargo de Francisco Jesus, presidente da autarquia sesimbrense, e, Carla Guerreiro, presidente do Conselho de Administração da Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA) – que organiza o evento.

- PUB -

Já o encerramento (previsto para as 18h00) vai ser da responsabilidade de José Polido, vice-presidente do Conselho Administração da ENA.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -