O Auditório Conde de Ferreira, em Sesimbra, recebeu na manhã desta terça-feira o último dia de actividades do projecto Kids Dive Sesimbra 2022, que conta com a participação de 60 alunos do 10.º ano das escolas públicas do concelho do Curso de Ciências e Tecnologias da disciplina de Biologia e Geologia.
30 alunos da Escola Básica e Secundária Michel Giacometti e 30 alunos da Escola Secundária de Sampaio envolveram-se assim neste programa no âmbito da “Literacia do Oceano”, que promove o conhecimento do património natural que o oceano representa, em participar o Parque Professor Luiz Saldanha, no Parque Natural da Arrábida.
Na manhã de ontem, estes alunos fizeram a sua intervenção sob o tema “Sesimbra, património natural e problemas ambientais. A nossa visão”, seguida do “Impacto do Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha no aumento da biodiversidade da área marinha”, por Emanuel Gonçalves, investigador MARE-ISPA e coordenador científico da Fundação Oceano Azul.
Também Rita Sá, investigadora da Associação Natureza Portugal/World Wide Fund For Nature, com “Juntos pelo oceano”, Maria Manuel Gomes, presidente da Junta de Freguesia do Castelo, sobre “A freguesia do Castelo, 45 km de costa”, e Andreia Conceição e Eduardo Cunha, do Museu Marítimo de Sesimbra, com a apresentação “O papel do Museu Marítimo de Sesimbra na protecção do nosso mar”, fizeram parte da manhã de ontem.
O mar de Sesimbra foi ainda mote para um debate, moderado por Frederico Almada, investigador MARE-ISPA e coordenador do Kids Dive, com a participação de representantes da autarquia, oradores convidados, alunos e professores.
O encerramento contou com a apresentação das conclusões dos inquéritos, considerações finais de José Caeiro, director do Agrupamento de Escolas de Sampaio, Eduardo Cruz, director do Agrupamento de Escolas Michel Giacometti, Maria Manuel Gomes, presidente da Junta de Freguesia do Castelo, e Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, e entrega de certificados de participação aos alunos.