19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Abertura da Lagoa de Albufeira ao mar decorre amanhã

Abertura da Lagoa de Albufeira ao mar decorre amanhã

Abertura da Lagoa de Albufeira ao mar decorre amanhã

Decorre amanhã a abertura da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, ao mar. Sexta-feira terminam as empreitadas no local

 

Os trabalhos de abertura da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, ao mar deverão estar concluídos já amanhã. A informação é da Câmara Municipal de Sesimbra que em nota de Imprensa diz que a “conclusão do canal e da ligação da Lagoa ao oceano prevê-se que ocorra no dia 18 de Maio”.

- PUB -

A empreitada que decorre no âmbito do protocolo de delegação de competências da Agência Portuguesa do Ambiente, celebrado em 2022, no município sesimbrense é “fundamental para a manutenção da qualidade da água e da biodiversidade deste sistema lagunar costeiro, um dos mais relevantes do País”. Os trabalhos iniciaram-se no passado dia 10 de Maio e deverão terminar a 19 de Maio.

“Esta operação é fundamental para a manutenção da qualidade da água e da biodiversidade deste sistema lagunar costeiro, um dos mais relevantes do país”, refere também a câmara municipal.

Segundo o site Bird Watching Sesimbra Lagoa Pequena o espaço em questão “encontra-se num sistema dunar, no seguimento da arriba fóssil da Costa da Caparica”. Com uma área aproximada de 155 hectares a área apresenta “uma forma alongada e sendo constituída por duas áreas lagunares denominadas por Lagoa Grande e Lagoa Pequena”.

- PUB -

“A Lagoa Grande está separada do mar por uma barreira arenosa. No equinócio da Primavera é, em geral, aberta artificialmente uma barra única. No Inverno, durante temporais fortes, a barra pode abrir naturalmente. Nas zonas do litoral existe uma área de dunas. As margens da lagoa têm declives relativamente suaves, mais acentuados na zona norte. Uma boa parte do espelho de água da lagoa está livre de vegetação”, explicam.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -