28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSesimbraSesimbra: Requalificação na Várzea e Ribeira implica investimento de 90 mil euros...

Sesimbra: Requalificação na Várzea e Ribeira implica investimento de 90 mil euros e decorre a bom ritmo

Parte da obra nos parques está quase concluída e em breve serão colocados novos pórticos, renovados equipamentos e melhorados acessos

- PUB -

Os parques da Várzea e da Ribeira, integrados no corredor ecológico que se desenvolve ao longo de parte da Ribeira de Coina, na freguesia da Quinta do Conde, estão a ser requalificados pela Câmara Municipal de Sesimbra.

Esta operação representa um investimento municipal na ordem dos 90 mil euros e conta com o apoio do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE 2020, no âmbito de uma candidatura apresentada pela autarquia.

Neste momento, a obra de substituição e renovação de mobiliário urbano, pontes, cercas, painéis interpretativos e sinalética “está praticamente concluída”, avança a autarquia. Ao mesmo tempo, foi construída uma pérgula de ensombramento no estacionamento das hortas solidárias e instalada uma cancela na entrada do Parque da Ribeira, “para evitar o acesso de viaturas motorizadas”.

- PUB -

No decorrer desta operação, dá a saber a Câmara Municipal que, “em breve”, serão instalados “novos pórticos nas entradas”, isto além da “renovação dos equipamentos”. Para esta requalificação, foi necessário limpar árvores e remover ramos em risco de queda. Foram ainda efectuadas podas, desmatação, erradicação de espécies vegetais infestantes, limpeza de margens, leito da ribeira e charcas.

Esta intervenção engloba também a “melhoria dos acessos pedonais e plantação de mais árvores e arbustos, para contribuir para a preservação dos valores ambientais”.

Segundo a autarquia, o corredor ecológico que abrange os dois parques estende-se por aproximadamente cem hectares, localizados em leito de cheia.

- PUB -

“É uma área essencial para mitigar consequências das alterações climáticas”, identifica a Câmara Municipal, que sublinha que com estas intervenções “pretende-se garantir as funções naturais em conjunto com o uso agrícola, pedagógico e de lazer, tirando partido da sua proximidade à zona urbana da Quinta do Conde e da ligação ao Parque da Vila, um dos espaços verdes mais procurados do município”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -