3 Outubro 2023, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraAcácio Farinha homenageado com extensão do Museu Marítimo

Acácio Farinha homenageado com extensão do Museu Marítimo

Espólio de mestre carpinteiro naval e do filho vão ganhar um novo espaço no Porto de Abrigo

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Sesimbra vai fazer nascer, no Porto de Abrigo, o “Estaleiro Escola Acácio Vidal Farinha”, antigo estaleiro e armazém de construção que pertencia ao mestre carpinteiro naval sesimbrense, que vai agora dar extensão ao actual Museu Marítimo.

Neste momento a autarquia está a proceder à retirada de todo o material do armazém para, posteriormente, destruí-lo e edifi car novamente, com o objectivo de receber todo o espólio do mestre.

Estas encontram-se agora no Museu Marítimo de Sesimbra onde serão inventariadas, tratadas e organizadas para ocuparem o seu devido lugar quando o espaço tiver terminado as empreitadas.

- PUB -

Segundo informação da autarquia sesimbrense a nova extensão do Museu Marítimo vai estar aberto à comunidade não só para visitas como para a “promoção de saberes e técnicas associadas à construção naval em madeira”.

Também a formação e a preservação desta arte vão ter um local indicado com a autarquia a investir nesse ramo. “Terá uma área destinada à formação em construção naval e modelismo e uma valência de apoio à preservação de embarcações tradicionais sesimbrenses, em especial, da aiola”, explica a autarquia em nota de Imprensa.

Acácio Farinha, reconhecido como um grande nome na arte da divulgação e preservação de antigas embarcações, foi responsável, em conjunto com o seu filho Rui Farinha, por recuperar a “barca Nossa Senhora da Aparecida, que voltou ao mar em 2005 para repetir a rota de Pedro Álvares Cabral até Porto Seguro, no Brasil”, detalham.

- PUB -

Além do “inestimável” espólio ao nível museológico, Acácio Farinha – com trabalhos registados com mais de 80 anos – e Rui Farinha – que desempenhou actividades durante mais de cinco décadas – são ainda reconhecidos a nível internacional devido ao fabrico e preservação de “centenas de embarcações para todo o País e Europa”, que levaram a imagem das aiolas sesimbrenses além da região.

A homenagem junta-se a uma outra exposição, patente no Museu Marítimo de Sesimbra, onde se pode visitar uma aiola em construção e as ferramentas de trabalho de Acácio Farinha, uma oportunidade de conhecer a história de vida do mestre sesimbrense.

A câmara municipal destaca a edificação do novo espaço como um passo “no sentido da preservação da cultura, identidade e tradições locais”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Criança cai de quarto andar de prédio na Quinta do Conde

Vítima de 12 anos está em estado grave no Hospital de Santa Maria

Discurso de A Garota Não nos Globos de Ouro faz furor

Público aplaudiu palavras da artista sadina numa noite também marcada pela atribuição de um galardão aos almadenses Da Weasel
- PUB -