29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraConcurso de ovelhas de raça saloia novidade na programação da Quinta da...

Concurso de ovelhas de raça saloia novidade na programação da Quinta da Moagem

Evento apresenta programa com muita música e demonstrações de animais e como para levar toda a família à quinta agrícola

 

- PUB -

A Quinta da Moagem está de volta a terras sesimbrenses e a novidade deste ano passa pela realização do I Concurso Nacional de Ovinos da Raça Saloia, uma raça autóctone explorada em Portugal e que tem vindo a diminuir, cada vez mais, o número de animais da espécie.

O evento que promove a agricultura e os animais decorre já no próximo fim-de-semana, entre os dias 19, 20 e 21 de Maio, na Moagem de Sampaio, na freguesia de Castelo com um programa que pretende trazer toda a família a Sesimbra.

O espaço da iniciativa vai “transformar-se numa quinta agrícola, com ovinos, caprinos, manadas e cavalos, picadeiro, demonstração de ordem e oficinas de gestão de ovinos e produção de queijos”, como explica a nota de Imprensa da Câmara Municipal de Sesimbra.

- PUB -

Na abertura do programa está prevista a realização do concurso de ovelhas originárias “da região de Lisboa e da Península de Setúbal” que são responsáveis pela “produção de leite, parcialmente destinado ao Queijo de Azeitão fabricante e a região da Arrábida”. Ao que explica o comunicado a competição tem como objectivo “preservar esta raça ovina – que conta com apenas 2 mil ovelhas – e estimular e orientar os criadores na produção de animais que permitam melhorar a produtividade das respectivas explorações”.

A festividade promete também trazer muita música com Boa Onda Trio a actuar na sexta-feira pelas 22h00, ExPaSu Musical pelas 18h00 de sábado seguido de um baile promovido por Jorge Espada, e pelas 21h00 desse mesmo dia, Júlio Panão. No domingo os ritmos começam mais cedo, às 16h00, com a Dupla Batatinha e Companhia.

Também as demonstrações vão fazer parte da programação. Às 10h30 de sábado decorre a “Demonstração de Ordenha de Ovinos” ministrado por Sabino Rodrigues. A Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida (Arcolsa) é responsável pela “Oficina Como Fazer Queijo”, pelas 11h00 desse mesmo dia. As 15h30 reservam uma “Demonstração Equestre”, pela Equizimbra, e às 16h00 a “Demonstração de Tosquia”, a parte mecânica por Armindo Mendes, e a manual por João Cândido.

- PUB -

No domingo voltam a mostrar-se a ordenha de ovinos e como fazer queijo, novas são as “Cavalhadas” pelas 15h30 a cargo dos Cavaleiros e Companhia.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -