19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraLimpeza subaquática quer juntar 700 mergulhadores e bater recorde do Guiness

Limpeza subaquática quer juntar 700 mergulhadores e bater recorde do Guiness

Depois de ter recolhido 3,5 toneladas de lixo em 12 horas nova conquista da Oceanum Liberandum passa por uma maior proeza em 24 horas

 

- PUB -

 

A costa de Sesimbra vai voltar a receber uma acção de limpeza submarina com o objectivo de alcançar a proeza da maior limpeza subaquática do mundo em menos de 24 horas. A iniciativa, que em 2022 retirou do mar mais de 3,5 toneladas de lixo, é promovida pela Oceanum Liberandum, organização ambiental sem fins lucrativos, e pela EDP que pelo segundo ano consecutivo se associou à nobre causa.

Depois da 1.ª edição, a 24 de Setembro de 2022, ter batido o recorde do Guiness da maior limpeza subaquática em apenas 12 horas – actividade que juntou 597 mergulhadores e mais de 100 voluntários – a segunda, que decorre a 27 de Maio, pretende ir mais além. O objectivo passa agora por ter cerca de 700 mergulhadores para bater o mesmo recorde, mas em 24 horas.

- PUB -

Foi Débora Laborde, co-fundadora e presidente da Oceanum Liberandum, quem revelou esta expectativa. “Existem duas versões do recorde do Guinness da maior limpeza subaquática do mundo – a versão de 12 horas, que foi a que quebramos o ano passado, e a versão de 24 horas que é que vamos tentar quebrar este ano. O que vai diferenciar é que vamos ter uma expectativa de 700 mergulhadores e muitos mais voluntários, mas a ideia é a mesma – retirar o máximo de lixo possível e criar aqui uma ligação de protecção da  vida marinha, de que todos juntos conseguimos fazer mais”.

Depois das 24 horas em recolha, o lixo marinho vai ter uma nova vida. “Após a recolha, a organização pretende dar uma nova vida a esses resíduos, tentando que a maioria seja reutilizada na criação de peças de vestuário, móveis ou peças de arte – para tal, prevê-se o envolvimento de mais organizações que vão contribuir para dar uma segunda vida a esses artigos”, refere o site da EDP.

A Oceanum Liberandum identifica-se como a “comunidade daqueles que querem fazer parte da mudança nos oceanos”. “Numa geração em que a mãe natureza grita por ajuda, nós vamos acudir e prevenir danos futuros”. A posição é reiterada por Débora Laborde que fala sobre a mensagem da organização, e a expectativa desta iniciativa.

- PUB -

“A nossa mensagem sempre foi a conservação e protecção dos oceanos, o que o Guinness veio trazer aqui é o factor diferenciador que acaba por alcançar mais pessoas, criar aquela expectativa de algo diferente e assim conseguir mobilizar mais pessoas para o evento”, reitera.

Mergulhadores | Inscrições já estão abertas

Os mergulhadores profissionais que queiram participar na iniciativa da Oceanum Liberandum já se podem inscrever através do site oficial da organização ou através dos centros de mergulho Anthia Diving Center, Arrabida Experiences, Cipreia Dive ClubHaliotis Dive Center, Mega Dive Center, NautilusSub, Nature Dive e Odisseia Azul.

No dia do evento os mergulhadores e voluntários deverão estar no Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha – Porto de Abrigo, em Sesimbra, pelas 07h00 – uma hora antes do início da actividade – para efectivarem a sua inscrição.

Pede-se também que levem os seus próprios equipamentos de mergulho. A iniciativa vai decorrer ao longo do dia, com os mergulhos a terem várias vagas e duração máxima de 40 minutos.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -