7 Junho 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraGhost Diving Portugal planeia actividade de limpeza marinha com estudantes

Ghost Diving Portugal planeia actividade de limpeza marinha com estudantes

Iniciativa vai contar com a participação dos alunos de quatro turmas do 8.º ano da Escola EB 2 e 3 Navegador Rodrigues Soromenho

 

- PUB -

A Ghost Diving Portugal, organização de conservação do ambiente, está a planear uma actividade de limpeza marinha com quatro turmas do 8.º ano da Escola EB 2 e 3 Navegador Rodrigues Soromenho, em Sesimbra.

A iniciativa, prevista realizar-se no mês de Maio, prevê que os estudantes sesimbrenses naveguem a bordo de uma embarcação com visão submarina, enquanto assistem a uma simulação da remoção de artes de pesca perdidas ao largo da praia do porto de Sesimbra, por parte da equipa de mergulhadores da associação.

O objectivo, conta a Ghost Diving a O SETUBALENSE, é sensibilizar e educar os mais novos para o impacto dos detritos em ambiente marinho.

- PUB -

“Vamos demonstrar um dos nossos procedimentos habituais, a captura de artes [de pesca] perdidas”, explica Ana Soromenho, do departamento de Comunicação.

“[Na simulação] levamos para a água um covo, uma armadilha para pesca anteriormente capturada pela associação, presa a um peixe falso. Depois, com a ajuda de um balão elevatório, fazemos a remoção da mesma”.

Esta não é a primeira vez que a organização ambiental actua para sensibilizar os estudantes da Escola Navegador Rodrigues Soromenho, pois já em 2022 organizaram um evento para demonstrar os perigos dos utensílios de pesca perdidos, acção que Ana Domingos acredita ter resultado positivo.

- PUB -

“Houve muita adesão por parte dos jovens, que já começam a ter noção das consequências dos nossos comportamentos no meio ambiente. Reparamos que estas gerações [mais novas] têm preocupação com as alterações climáticas e procuram saber mais”.

A actividade em questão estava prevista realizar-se no passado dia 21, sexta-feira, a propósito da Semana da Terra, mas as condições climáticas adversas levaram ao adiamento do evento.

Ainda assim, os alunos passaram a manhã de sexta-feira a limpar a Praia da Califórnia, em Sesimbra, com Andreas Noe, mais conhecido como The Trash Traveler.

Além da participação da Ghost Diving Portugal, fundada em 2021, a iniciativa conta com a parceria da Câmara Municipal de Sesimbra, Estação Náutica de Sesimbra, Oceano Azul Foundation e Haliotis Sesimbra.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Festas de Corroios imparáveis de 18 a 27 de Agosto em três palcos

Do rock ao pop, passando pela canção de Coimbra e música africana, as festas esperam por mais de 1 milhão de visitantes

Novo 10 reabre portas apesar de polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Caso conhece novos avanços a 2 de Junho, data em que arranca o julgamento

Mulher de 29 anos morre em despiste de motociclo em Palmela

Vítima foi transportada para o Centro Hospitalar Barreiro Montijo onde o óbito foi declarado
- PUB -