20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraRegresso do desfile carnavalesco em Sesimbra traz milhares à beira mar

Regresso do desfile carnavalesco em Sesimbra traz milhares à beira mar

Cerca de 30 mil pessoas ocuparam toda a marginal para ver o desfile das escolas de samba e grupos

 

- PUB -

A marginal de Sesimbra foi invadida por pessoas de toda a região, durante a tarde de hoje, devido ao desfile carnavalesco protagonizado pelas escolas de samba do concelho e grupos associativos.

Com mais de 30 mil pessoas a ocupar a Avenida 25 de Abril, Rua da Fortaleza e Avenida dos Náufragos, o ambiente de festa e de alegria era quase palpável e crescia a cada minuto com a ansiedade de ver passar os vários desfiles, estes que foram compostos por cerca de 1200 associados.

A Tripa Associação foi quem deu o primeiro passo do cortejo às 14h30 e avançou com o tema “Eternos Carnavais, Quem Não Brincou Já Não Brinca Mais”. A este grupo seguiu-se a primeira escola de samba do desfile, o Grupo Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Zimbra, que abraçou o enredo “Luzes, Câmara, Ação”.

- PUB -

Em terceiro lugar, na tabela de participação, veio o Grupo Recreativo Escola de Samba Saltaricos do Castelo numa grande animação musical baseada na temática “O Deus, Porque nos Criastes?”. O Grupo Recreativo Escola de Samba Trepa no Coqueiro acompanhou a marcha em seguida com uma dança e caracterização baseada na “Gentileza da Cor”.

Já o Grupo Recreativo Escola de Samba Batuque do Conte escolheu a “Saga dos Filhos Negros Dessa Mãe África”, enquanto o Grupo Recreativo Escola de Samba Bota acolheu o tema “Dèjá Vu: Realidade ou Sonho” e o Grupo Recreativo Escola de Samba Corvo de Prata fechou a parte do samba com “Tribos Africanas Seus Mistérios e Encantos”.

Quem finalizou o cortejo de carnaval foi a Associação Recreativa Bigodes de rato e a Tripa associação, estas que deram o último suspiro do desfile, apesar de a festa continuar a decorrer.

- PUB -

Ricardo Alves, mestre bateria do Grupo Recreativo Escola de Samba Bota, escola de samba mais antiga de Portugal em atividade, revelou a O SETUBALENSE que os preparativos para o carnaval de Sesimbra “demoram quase um ano inteiro” a serem finalizados, o que inclui a confecção dos fatos, coreografias, música e, claro, os intensivos ensaios para que todo o enredo corra como planeado.

“Temos meses e meses de trabalho para mostrar, o que vão ver na avenida foi feito com muito suor e lágrimas, não só na nossa escola, mas também nas outras associações”, disse Ricardo Alves com confiança.

Já Flávio Lopes, presidente do Grupo Recreativo Escola de Samba Saltaricos do Castelo, virou a atenção para multidão e prometeu “surpresas positivas” para todos aqueles que queiram acompanhar o carnaval de Sesimbra. “A maior parte das escolas de samba evoluíram e quiseram trazer algo de novo, tenho a certeza de que o público vai ficar agradado” acrescentou.

Amanhã irá decorrer o cortejo de fantasias de palhaços, este que, segundo o Município de Sesimbra, é o maior desfile de palhaços do mundo e que irá, com certeza, preencher as ruas da cidade piscatória de cor e festividade.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -