18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraSesimbra avança com projectos “relevantes para qualificar oferta turística local”

Sesimbra avança com projectos “relevantes para qualificar oferta turística local”

Requalificação da margem sul da Lagoa de Albufeira e implementação da Grande Rota (pedonal) da Arrábida são apostas

 

- PUB -

Este foi, para Sesimbra, o ano de voltar a realizar um conjunto de actividades e eventos impossibilitados ou de alguma forma limitados devido à pandemia. 2022 marcou, de acordo com o município sesimbrense, o regresso em pleno do turismo, a partir da Primavera, com números “bastante animadores para um tecido empresarial muito afectado durante dois anos”.

Apesar de não ter sido possível desenvolver no seu formato completo o Carnaval em Fevereiro de 2022, em Abril deste ano Sesimbra realizou a Festa das Chagas, “evento emblemático” da vila. A partir desse momento, “a maioria das iniciativas pôde realizar-se sem limitações e sempre com muito público. Foi notória nesta afluência elevada o desejo de voltar ao formato presencial, depois de dois anos em confinamento, o que resultou no sucesso dos eventos e beneficiou a recuperação da economia local”.

No Verão, Sesimbra teve uma ocupação praticamente total em termos de alojamento, atingindo níveis de procura próximos da pré-pandemia, com um movimento intenso na restauração e nas actividades marítimo- -turísticas.

- PUB -

Igualmente determinantes para o turismo local em 2022 foram no domínio cultural o retomar da temporada do Cineteatro, em Outubro, que abriu com Rui Veloso, e também o acordo com a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças para a gestão, por 50 anos, da Casa do Infantado, imóvel histórico em ruínas, nas margens da Lagoa de Albufeira, que poderá agora ser recuperado para fins turísticos.

No desporto, a Travessia da Baía voltou, desta vez como prova do circuito nacional, e com mais de 600 atletas presentes, seguida do primeiro Triatlo de Sesimbra, na Lagoa de Albufeira, “com perto de três centenas de atletas de todo o país, o que comprovou as excelentes condições do concelho para organizar este tipo de competições, que apresentam também um cariz turístico”.

Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, destaca ainda o réveillon sesimbrense, “outro dos pontos altos do ano que volta em 2022 com uma grande festa e que promete voltar a juntar milhares de pessoas ao longo da baía”.

- PUB -

Carnaval, natureza e valorização da marca

Em 2023, “abriremos o ano com o Carnaval de Sesimbra, que depois deste interregno promete ser dos melhores de sempre”, refere o autarca, para depois adiantar que, enquanto parte do calendário de actividades, “há um conjunto de projectos de cariz turístico que vão avançar no próximo ano, com base em candidaturas já aprovadas e em curso, ou por via de investimento municipal, e que são muito relevantes para qualificar a oferta turística local”.

O reordenamento e requalificação da margem sul da Lagoa de Albufeira, com a recuperação do actual espaço de apoio à actividade náutica, instalação de um pontão e ancoradouro dedicado à aquicultura, ou construção de um novo observatório para birdwatching, é um dos exemplos. Serão ainda consolidados percursos e plataformas de observação das pegadas de dinossauros na zona do Cabo Espichel, obra do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, que já está no terreno, com apoio da Câmara Municipal, e que será acompanhada por um programa de promoção e valorização dos monumentos naturais do município.

As expectativas, para o próximo ano, não se ficam por aí. “Esperamos que seja implementada na totalidade a Grande Rota da Arrábida, que liga os três municípios do território Arrábida através de um grande percurso pedonal, devidamente sinalizado, que permitirá desenvolver uma vertente forte do turismo de natureza. Pretendemos ainda reafirmar a estratégia intermunicipal da marca território Arrábida, com os concelhos vizinhos de Setúbal e Palmela”.

A construção de um passadiço pedonal numa parte do percurso entre a vila e o Porto de Abrigo, que permitirá completar uma via turística muito utilizada para lazer e desporto, que reforça a coexistência entre o turismo e as tradições ligadas à pesca, está também entre os planos, que não deixam de parte o reforço da valorização da marca territorial ‘Yes Sesimbra’ com um conjunto de acções de promoção e criação de novos pontos de apoio aos visitantes. “Em 2020 fomos forçados a interromper toda esta dinâmica de desenvolvimento turístico de Sesimbra. O ano de 2023 vai, finalmente, permitir-nos retomar esse caminho, o que nos entusiasma e motiva a todos”, termina.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -