4 Dezembro 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalSesimbraSesimbra estreia-se no concurso à espera de vinho próprio

Sesimbra estreia-se no concurso à espera de vinho próprio

O município de Sesimbra recebeu, pela primeira vez, uma gala na fortaleza em cima da praia. Para o ano, já deverá ter vinhos próprios da Vinha de Sampaio

 

- PUB -

“É um orgulho imenso recebermos a XXII edição do Concurso de Vinhos da Península de Setúbal”, começou por dizer Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra.

“Apesar de estarmos no território da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, não somos um território de grande vinho, mas temos alguns produtores e a particularidade de termos criado uma vinha municipal que a partir do próximo ano já dará a sua primeira produção”, afirmou.

“Se tudo correr bem, e aparentemente a vinha está a evoluir no bom sentido, a partir do próximo ano já teremos a primeira produção de vinho de Sesimbra” – à volta de 2500 a 3000 mil garrafas –, revelou.

- PUB -

O vinho será feito a partir da vinha municipal de Sampaio, que reúne, em oito hectares, três mil videiras das espécies mais emblemáticas do município (Moscatel Graúdo, Fernão Pires, Castelão, Arinto e Santa Isabel, uva apenas conhecida no concelho, e cujo cultivo está quase extinto).

O objectivo do município é criar uma nova “imagem de marca”, num “contexto de emancipação turística” que junte “o enoturismo e a produção vitivinícola ao produto sol e mar, na Arrábida”, e incentivar outros produtores a avançarem com projectos semelhantes.

A intenção será depois oferecer as garrafas institucionalmente, mais do que comercializá-las junto do público, revelou o autarca.

Comentários

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -