18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraConferência promove esclarecimento, partilha e debate em torno da temática do cancro

Conferência promove esclarecimento, partilha e debate em torno da temática do cancro

A iniciativa, no âmbito da campanha Outubro Rosa, decorre quinta e sexta-feira no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra.

O Cineteatro Municipal João Mota prepara-se para receber esta quinta-feira a conferência “A vida e o cancro – que percursos?”, uma iniciativa inserida na campanha Outubro Rosa que pretende criar momentos esclarecedores, de partilha e debate em torno da temática do cancro.

- PUB -

A manhã de dia 27 tem início pelas 10h00, com a sessão de abertura entregue a Rui Ribeiro, do Centro Hospitalar de Setúbal, Maria Manuel Gomes, presidente da Junta de Freguesia do Castelo, e Felícia Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de Sesimbra.

Pelas 10h30, a intervenção “Plano local de saúde – doenças oncológicas” estará a cargo de Ramon Ruano, da Unidade de Saúde Pública de Sesimbra – ACES Arrábida, seguida de “Código europeu contra o cancro”, com Catarina Sobrinho, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e “Rastreios do cancro da mama”, com Marta Pojo, da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

No período da tarde, o painel “Cancro e vida – o percurso”, a começar às 14h30, traz Cristina Albuquerque, médica oncologista no Hospital de São Bernardo, de Setúbal, para falar sobre “Cuidados paliativos”, enquanto Margarida Sequeira, fisioterapeuta e docente da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, destaca “A importância da actividade física na prevenção e gestão do cancro”.

- PUB -

O encontro prossegue na sexta-feira, dia 28, pelas 10h00, com o primeiro momento do dia a contar com intervenções de Susana Bicho, da Associação Acreditar, “Apoio à Oncologia Pediátrica”, Marta Mourão, nutricionista, “Nutrição clínica – aliada nos cuidados de suporte em oncologia”, e Margarida Costa, da Unidade de Serviço Social do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com “Movimento Cuidar dos Cuidadores”.

A terminar o dia e a conferência estão, a partir das 14h30, as participações de Marta Carriço, nutricionista na Fundação Champalimaud, sobre “A malnutrição em oncologia e a importância da intervenção nutricional”, e de Rita Albergaria, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, sobre “A psico-oncologia”.

A adesão de Sesimbra à campanha de prevenção do cancro da mama, promovida a nível nacional pela Liga Portuguesa Contra o Cancro para destacar o Dia da Saúde da Mama, 15 de Outubro, e o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, 30 de Outubro, expressa-se igualmente na iluminação cor-de-rosa que o Auditório Conde de Ferreira apresenta até ao final do mês.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -