27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraSIMARSUL associa-se à Travessia da Baía de Sesimbra em natação para sensibilizar...

SIMARSUL associa-se à Travessia da Baía de Sesimbra em natação para sensibilizar comunidade

Prova em águas abertas realiza-se esta quarta-feira na Praia da Califórnia, onde são esperadas centenas de concorrentes

 

- PUB -

Promover hábitos saudáveis e sensibilizar a comunidade para o valor da água são dois dos principais objectivos da SIMARSUL, enquanto entidade parceira da Travessia da Baía de Sesimbra em natação. A prova, organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra e pela Associação de Natação de Lisboa, realiza-se esta quarta-feira, 5, a partir das 11 horas, com partida e chegada na Praia da Califórnia.

Os concorrentes vão ter de nadar uma distância de “aproximadamente dois mil metros”, naquela que é “uma das mais prestigiadas provas de natação em águas abertas que se realizam em Portugal”, salienta a SIMARSUL que volta a associar-se ao evento, habitualmente disputado por “centenas de atletas”.

Em comunicado, a empresa explica o envolvimento na iniciativa de cariz desportivo. “No âmbito das parcerias regionais com os municípios onde a SIMARSUL exerce a sua actividade e inserida nas celebrações da SIMARSUL para o Dia Nacional da Água, esta parceria visa promover hábitos saudáveis e sensibilizar a comunidade para o valor da água e o contributo do trabalho realizado, ao longo de quase duas décadas, no âmbito do tratamento de águas residuais na Península de Setúbal”, aponta. Um trabalho realizado com o foco, adianta a empresa, na “preservação dos ecossistemas” e na “melhoria da qualidade da água balnear da região, onde se situam, além dos dois maiores estuários de Portugal – Sado e Tejo –, reservas naturais e de elevado valor ambiental, incluindo três zonas húmidas de importância internacional e um parque marinho”.

- PUB -

A SIMARSUL lembra que “Sesimbra e as suas zonas protegidas envolventes são um exemplo dessa importância”, desde logo pela riqueza ambiental que apresenta, como “as praias de bandeira azul e de qualidade de Ouro e o Parque Marinho José Saldanha (área marinha entre o Cabo Espichel e a Serra da Arrábida) e a sua costa, palco de muitas actividades lúdicas e náuticas”. Ao mesmo tempo, destaca como é fundamental o seu papel na preservação dessa mesma riqueza ambiental. “Para a qualidade destas águas balneares e protecção dos ecossistemas marinhos é indispensável a actividade do serviço público essencial de saneamento assegurado em permanência pela SIMARSUL.”

A participação na Travessia e a associação da campanha “Superamigo – Lixo no Esgoto, Não!” traduzem o envolvimento da SIMARSUL na iniciativa. E os objectivos são reforçados pela empresa: “Esta parceria visa sensibilizar a comunidade para a importância da poupança e valorização do recurso água, mas em especial para o papel que cada um tem para que seja assegurada a qualidade do serviço público essencial de saneamento”. E a campanha encerra um apelo: “Que não sejam deitados resíduos nas redes de saneamento – porque as sanitas não são caixotes do lixo –, [já que esse] comportamento indevido afecta o tratamento das águas residuais e o meio ambiente”, frisa a empresa, a concluir.

A SIMARSUL é responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais nos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -