6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraJovens partilham anseios e projectos para a Quinta do Conde em fórum...

Jovens partilham anseios e projectos para a Quinta do Conde em fórum local

Arte, desporto, workshops e outras iniciativas compuseram a programação de dois dias

 

- PUB -

Este fim de semana, o espírito Zbigens invadiu a Quinta do Conde com exposições, performances e workshops no domínio da arte, da música, do teatro e do desporto, sem esquecer as massagens, tatuagens, graffiti, pinturas faciais e a gastronomia.

Na tarde de sábado, o Fórum Local de Juventude, considerado “o ponto alto” deste encontro, juntou jovens da freguesia e do concelho para partilhar as suas ideias, anseios e projectos.

A falta de um espaço onde os artistas do concelho, nas mais variadas áreas, possam desenvolver o seu trabalho foi a primeira lacuna identificada, a par da inexistência de um sítio onde os jovens se possam encontrar para conviver e da necessidade de intervenção e manutenção em equipamentos e espaços da freguesia, como o skate parque da Quinta do Conde, o Anfiteatro da Boa Água e o Parque da Várzea.

- PUB -

No domínio do ensino, os jovens quintacondense verificam “falta de condições nas escolas” e registam a necessidade de construção da “tão esperada” escola secundária, uma vez que “a falta de resposta adequada neste sentido faz com que os jovens tenham de sair da freguesia para estudar e também mais tarde para trabalhar”.

Entre as principais sugestões apresentadas estão a criação de uma incubadora de novos negócios, de uma plataforma de divulgação dos artistas locais e de novos espaços para andar a pé, de trotinete ou de bicicleta a fim de reduzir a utilização de carros, sem esquecer a criação de bolsas científicas a partir dos recursos existentes no território.

O momento contou com moderação de Maria Seixas Correia, locutora da Mega Hits e apresentadora do programa de televisão Curto Circuito, que começou por dizer aos jovens ser “de valor terem decidido ser agentes de mudança e terem saído de casa para debater temas que vos interessam enquanto jovens da Quinta do Conde. É mesmo incrível ver que há pessoas a lutar pelo que querem de forma activa e que a vossa voz teve um espaço para ser ouvida”. Depois de se ter sentido “inspirada” com o que presenciou, desejou ainda que “a conversa dê frutos em breve”.

- PUB -

Para escutar as várias propostas esteve presente Francisco Jesus, o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, que frisou a importância deste tipo de iniciativas, que colocam os jovens a falar uns com os outros, em rede, com a participação da Câmara como facilitadora. “Têm de ser os jovens a criar isto. Este projecto põe jovens das mais variadas áreas a falar entre si. A Quinta do Conde é a freguesia que mais cresceu no país nos últimos dois censos. É das freguesias mais jovens da Área Metropolitana de Lisboa e do país”, disse, para depois acrescentar que “todos sabemos que a freguesia tem carência de equipamentos, especialmente colectivos, mas é possível planearmos para que as coisas possam ir acontecendo paulatinamente”, revelando que “o que está mais próximo de acontecer é o Auditório da Quinta do Conde”.

Também o movimento associativo foi um dos temas abordados neste fórum, pelos jovens e pelo presidente do município sesimbrense, que considera necessário estabelecer “a ponte entre as portas das colectividades que têm de se abrir e os jovens que querem entrar”.

Miguel Fernandes, vereador da Câmara Municipal de Sesimbra que também marcou presença no encontro, pediu aos jovens que sejam “ambiciosos” e identificou “um problema urgente do ponto de vista social e cultural” na Quinta do Conde: “temos, por um lado, muitos jovens a fazer muita coisa e, por outro, largas dezenas de associações de vários âmbitos na freguesia com órgãos sociais envelhecidos e muita dificuldade em os renovar”.

Neste sentido, e como sugestão para a resolução desta questão, incentivou os jovens “a falar com essas associações. Sejam vocês os motores, agarrem este movimento associativo, que está na génese da criação desta freguesia. Há muito por fazer e vocês, jovens, podem ter a capacidade de fazer muito e exigirem cada vez mais que vos sejam dados, pelo poder político, mais poder e mais influência”.

 

Projecto “Lança-te” dá formação em contexto de trabalho

Para João Proença, do Serviço de Juventude da Câmara Municipal de Sesimbra, o encontro de sábado “tem um valor absolutamente brutal” pela participação dos jovens. O problema é, no seu entender, “a continuidade e para isso temos de manter o contacto uns com os outros. Temos de remar para o mesmo lado e este momento é a prova de que é possível. O que falta? Não parar”. Na sua intervenção, deu ainda a conhecer o projecto “Lança-te”, para o qual estão abertas quatro vagas para monitores, para dinamização do Spot Jovem e colaboração com o Serviço de Juventude da autarquia. Esta iniciativa tem como objectivo dar aos jovens do concelho oportunidades de formação em contexto de trabalho, contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, fomentar a capacidade de adaptação à vida profissional, enriquecer o currículo e aproximar os jovens aos serviços municipais.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima

Polícia Judiciária detém homem em Setúbal suspeito de dezenas de crimes de pedofilia

Suspeito aproveitou-se do facto de coabitar com a jovem de 17 anos para a sujeitar a abusos sexuais, que terão tido início quando a vítima tinha 12 anos
- PUB -