6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraTradicional Regata de Aiolas navega pela baía de Sesimbra no dia 25

Tradicional Regata de Aiolas navega pela baía de Sesimbra no dia 25

A tradicional Regata de Aiolas na baía de Sesimbra, a realizar no próximo dia 25, tem neste momento inscrições abertas.

Com partida marcada para as 11h00, na Praia da Califórnia, o término terá lugar na Praia do Ouro, em frente à sede do Clube Naval de Sesimbra.

- PUB -

A iniciativa, que ganhou tradição em 1940 quando um grupo de pescadores venceu uma regata inserida na Tarde Náutica Infante D. Henrique, em Lisboa, está aberta a maiores de 16 anos, nas categorias de masculino, feminino e misto e as inscrições podem ser feitas até às 17h00 do dia 23 de Setembro.

Esta prova, uma das mais emblemáticas do concelho a nível desportivo, organizada pela Câmara Municipal, com apoio do Clube Naval de Sesimbra, a Autoridade Marítima e os Bombeiros Voluntários de Sesimbra, tem como particularidade o facto de ser feita a remos e em aiolas.

A aiola é uma pequena embarcação em madeira, que mede geralmente entre três e quatro metros de comprimento, por metro e meio de largo. Pela sua estabilidade e por conferir qualidade de navegação, serviu durante muito tempo de apoio a várias artes de pesca e também na pesca turística ao espadarte.

- PUB -

No presente, utiliza-se sobretudo na pesca artesanal com linha e toneira junto à costa, tanto por profissionais como por pescadores aposentados e descendentes destes, para fins lúdicos, que assim preservam esta embarcação tradicional intimamente ligada à história e identidade de Sesimbra.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Colisão contra portagens na A2 em Coina causa vítima mortal

Viatura bateu contra os pórticos das portagens e acabou por se incendiar

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima
- PUB -