29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraTradicional Regata de Aiolas navega pela baía de Sesimbra no dia 25

Tradicional Regata de Aiolas navega pela baía de Sesimbra no dia 25

A tradicional Regata de Aiolas na baía de Sesimbra, a realizar no próximo dia 25, tem neste momento inscrições abertas.

Com partida marcada para as 11h00, na Praia da Califórnia, o término terá lugar na Praia do Ouro, em frente à sede do Clube Naval de Sesimbra.

- PUB -

A iniciativa, que ganhou tradição em 1940 quando um grupo de pescadores venceu uma regata inserida na Tarde Náutica Infante D. Henrique, em Lisboa, está aberta a maiores de 16 anos, nas categorias de masculino, feminino e misto e as inscrições podem ser feitas até às 17h00 do dia 23 de Setembro.

Esta prova, uma das mais emblemáticas do concelho a nível desportivo, organizada pela Câmara Municipal, com apoio do Clube Naval de Sesimbra, a Autoridade Marítima e os Bombeiros Voluntários de Sesimbra, tem como particularidade o facto de ser feita a remos e em aiolas.

A aiola é uma pequena embarcação em madeira, que mede geralmente entre três e quatro metros de comprimento, por metro e meio de largo. Pela sua estabilidade e por conferir qualidade de navegação, serviu durante muito tempo de apoio a várias artes de pesca e também na pesca turística ao espadarte.

- PUB -

No presente, utiliza-se sobretudo na pesca artesanal com linha e toneira junto à costa, tanto por profissionais como por pescadores aposentados e descendentes destes, para fins lúdicos, que assim preservam esta embarcação tradicional intimamente ligada à história e identidade de Sesimbra.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -