6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraFórum Local da Juventude quer tornar Quinta do Conde num lugar melhor...

Fórum Local da Juventude quer tornar Quinta do Conde num lugar melhor para viver

Depois da sua primeira edição, em 2019, no Parque Augusto Pólvora, na Maçã, o Zbigens – Fórum Local de Juventude chega nos próximos dias 17 e 18 ao Anfiteatro da Boa Água, na Quinta do Conde.

Artes, exposições, música, performances, graffiti, desporto, manifestos, empreendedorismo, associativismo, bem-estar e workshops são parte integrante de um programa que tem como eixo o Fórum Local de Juventude, do qual sairão as linhas norteadoras para a juventude do concelho de Sesimbra nos próximos anos.

- PUB -

Este encontro, marcado para as 17h00 de dia 17, com moderação de Maria Seixas Correia, locutora da Mega Hits e apresentadora do programa Curto Circuito na Sic Radical, foi preparado por um grupo de jovens residentes na freguesia, e com quem O SETUBALENSE esteve à conversa, que se uniram e puseram mãos à obra para fazer acontecer.

Estudante de teatro, Inês Corino faz parte do grupo organizador do evento. “Estamos com o Zbigens a fazer por dinamizar a Quinta do Conde, a ter mais actividades para os jovens, para que se possam integrar na freguesia e fazer coisas diferentes”, começa por dizer.

“Moramos aqui e parece que não existe um sítio onde nos possamos encontrar. Este grupo é mesmo para isto”, adianta, partilhando que pretende ainda “dar a conhecer o trabalho excelente de pessoas que moram na Quinta do Conde e de algum modo ainda não são conhecidas”.

- PUB -

A jovem deseja que depois deste momento “consigamos proporcionar muitas mais coisas a estes jovens e possam haver mais locais onde as pessoas se possam encontrar”.

 

Uma oportunidade de networking entre jovens para melhorar a comunidade

- PUB -

Para Valter Vieira, de 37 anos, designer multimédia, “o Zbigens é uma óptima oportunidade para fazer networking entre os jovens e despoletar ideias para melhorar a comunidade”. Conhece o projecto desde o início, a partir de um convite da Juventude de Sesimbra para juntar “à mesa” vários jovens do concelho com diferentes gostos e interesses e este alargamento à Quinta do Conde tem, no seu entender, como missão tornar a vila num “local em que os jovens gostem de viver e formar família”.

Para dia 17, espera “a participação de jovens interessados na mudança da freguesia e que se passe a conhecer mais jovens empreendedores e artistas, deixando claro que acima de tudo temos pessoas com muito valor”.

Susana Silva, por seu turno, tem 36 anos e é Communication Specialist Senior. A sua experiência no Zbigens “tem sido a mais positiva. Tenho conhecido pessoas de áreas diferentes da minha e com valências muito interessantes”. Integra a equipa da comunicação, a par com a Juventude de Sesimbra, e considera “muito gratificante poder ajudar este projecto, dando um pouco do meu conhecimento para esta iniciativa tão bonita”.

Os próximos dias 17 e 18 são, nas suas palavras, “um marco muito importante para solidificar a presença da juventude no concelho”, tendo presente que o principal objectivo é mostrar que “os jovens do concelho, especificamente da Quinta do Conde, pretendem fazer da sua terra um lugar melhor para viver, elevando assim o nome da vila”.

 

Iniciativa é “necessária para o desenvolvimento social e cultural do concelho”

Realizador, director de fotografia, editor e colorista, Ricardo Bacalhau tem 22 anos e encontra-se a realizar um filme documental sobre o grupo e o evento. “Fui contratado pelo Zbigens e neste momento o meu papel no grupo é filmar todo o processo logístico e prático e o próprio evento”, partilha.

O jovem define este tipo de iniciativas como “necessário para o desenvolvimento social e cultural da freguesia e do concelho. A missão dos Zbigens terá um grande impacto positivo na vida dos jovens do concelho a nível cultural e artístico”, afirma, concluindo que “dia 17 de Setembro será por isso um dia a recordar como um dia culturalmente enriquecedor”.

Também Liliana Martins concorda em afirmar o objectivo do Zbigens em tornar a freguesia um lugar melhor: “queremos que este seja o início, um ponto de encontro, não só para os jovens mas para todos. Espero que sintam que também fazem parte e podem fazer a diferença para uma freguesia melhor”.

A jovem de 24 anos, actualmente a estagiar na Agência para o Desenvolvimento e Coesão e a acabar o mestrado em Gestão e Políticas Públicas, faz parte da organização daquela que acredita “ser uma das melhores iniciativas para a juventude, um exemplo a seguir noutros concelhos”. Será, assim, “um fim de semana cheio de experiências, convívio e partilha, um encontro organizado de jovens para jovens”, termina.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Colisão contra portagens na A2 em Coina causa vítima mortal

Viatura bateu contra os pórticos das portagens e acabou por se incendiar

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima
- PUB -