20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraSantos Populares trazem arraiais a vários pontos de Sesimbra a partir de...

Santos Populares trazem arraiais a vários pontos de Sesimbra a partir de sexta-feira

Marchas desfilam a 25 na Quinta do Conde e a 30 na vila de Sesimbra

O mês de Junho é sinónimo de Santos Populares e o concelho de Sesimbra não fica de fora desta tradição. As ruas enchem-se de cor vestidas a rigor já esta sexta-feira, dia 10.

- PUB -

A Rua dos Pescadores, o Pátio da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra e o Largo da Marinha, na vila de Sesimbra fazem parte dos principais palcos desta festa, sem esquecer a Moagem de Sampaio, o Largo das Forças Armadas, em Alfarim, as ruas Central do Meco e Comércio, na Aldeia do Meco, e o Largo da Junta de Freguesia na Quinta do Conde. Estes locais são, até ao dia 2 de Julho, transformados em arraiais, com música popular, bailes e petiscos típicos.

As marchas populares fazem igualmente parte desta quadra e este ano os desfiles estão marcados para o dia 25, na Quinta do Conde, e para o dia 30, na vila de Sesimbra.

Na Quinta do Conde, entre os dias 17 e 20, o caracol volta a ser o rei das ementas do festival a que dá nome, a decorrer no Recinto da Junta de Freguesia. Para além da animação musical e dos bailes populares, o certame volta a reunir cerca de duas dezenas de tasquinhas e os pratos são sempre originais, de paella, salada, tomatada a espetada ou açorda.

- PUB -

No final são eleitos os melhores, tendo em conta a originalidade, a apresentação e o paladar da receita, por um júri nomeado pela organização. No mesmo sítio, têm lugar os Santos Populares na freguesia, entre os dias 21 e 30.

Ainda no âmbito dos Santos Populares, a 25, é dinamizada uma oficina alusiva ao tema. Transformar folhas de papel em ornamentos decorativos por altura dos Santos Populares é uma tradição de há décadas na vila de Sesimbra e é precisamente este processo criativo que será ensinado neste encontro, com o tema “Amália – 100 anos de Fado”.

No final, os enfeites serão utilizados para embelezar a Rua dos Pescadores. A iniciativa, a decorrer entre as 15h00 e as 17h00, é dinamizada pelo serviço educativo do Museu Municipal de Sesimbra, numa organização da Câmara Municipal de Sesimbra, Junta de Freguesia de Santiago e moradores da Rua dos Pescadores.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -