8 Fevereiro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraGrupo Desportivo de Alfarim recebe torneio nacional de Karaté Shukokai

Grupo Desportivo de Alfarim recebe torneio nacional de Karaté Shukokai

Associação portuguesa da modalidade conta com o apoio do clube sesimbrense para o evento

 

- PUB -

Nos próximos dias 14 e 15 de Maio, a Associação Portuguesa de Karaté Shukokai (APKS) realiza o seu torneio nacional de Karaté em Alfarim, com o apoio do clube local, o Grupo Desportivo de Alfarim.

“Por norma, no mês de Setembro, todos os instrutores da APKS enviam uma proposta de realização de eventos. Em 2019, realizei um campeonato e este ano obtive resposta por parte da associação para que fosse eu novamente a organizar o Torneio de Portugal APKS 2022, desta vez em Alfarim, um dos locais onde dou aulas”, começa por dizer Ana Fernandes, instrutora da APKS e organizadora do evento, a O SETUBALENSE.

“O Grupo Desportivo de Alfarim tem um pavilhão enorme que consegue acolher um grande número de atletas e os seus respectivos treinadores, pedi autorização ao clube, avaliámos disponibilidades e desde cedo responderam positivamente”, adianta.

- PUB -

No que diz respeito à organização do próprio torneio, este divide-se entre “atletas que vão participar em dois parâmetros: em katas, uma coreografia de todas as técnicas de karaté apresentada aos árbitros, no tatami, que posteriormente pontuam aquele que tem uma técnica e uma eficácia maior entre os dois, e em kumite, uma luta entre dois atletas com recurso a técnicas aprendidas, mais abrangente e mais adequada e conhecida a nível desportivo”.

Neste tipo de competição, participam habitualmente entre 120 a 150 atletas, com idades a partir dos dez anos até aos seniores, “à idade que quiserem continuar a participar. Tenho atletas com 30 e 40 anos que participam”.

Sobre o que representa este encontro, Ana Fernandes refere que “nos tempos complicados que temos vivido a organização deste evento reveste-se de elevada importância para os seus participantes, respectivas famílias e comunidade local pois virão atletas de todo o país com capacidade de dinamizar com relevância a economia local”, para depois acrescentar que “é sempre uma boa adrenalina e depois de tanto tempo parados podemos voltar a pisar os tatamis e reencontrar colegas, por mais adversários que sejam são colegas, mostrando o trabalho que os nossos treinadores fazem no nosso dia-a-dia, não apenas no karaté tradicional mas também no karaté desportivo”.

- PUB -

Neste sentido, Ana Fernandes destaca o mestre Marcelo Azevedo enquanto “o nosso pilar, que nos orienta em vários eventos e é o nosso maior líder a nível de Portugal no nosso estilo. Há vários estilos de karaté e considero que é sempre bom realçar o trabalho que ele tem vindo a demonstrar, reconhecido a nível nacional e internacional, tanto no nosso estilo como nos outros estilos também”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Estação de combustível da Repsol assaltada esta tarde em Setúbal

Indivíduo fugiu com o dinheiro da caixa. Ameaçou os funcionários com uma faca. Já são três os assaltos registados nos últimos quatro dias

“Vou tentar por todos os meios que me paguem aquilo que devem”

Restaurante Novo 10 fechado devido a uma dívida de 700 mil euros, funcionários sem ordenados e situação em tribunal sem fim à vista
- PUB -