16 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraRotary Club de Sesimbra distingue profissionais do ano esta noite no Cineteatro...

Rotary Club de Sesimbra distingue profissionais do ano esta noite no Cineteatro Municipal João Mota

Andreia Conceição, Paulo Manso e Jorge Lourenço entre os homenageados

 

- PUB -

O Rotary Club de Sesimbra homenageia, esta noite, os seis profissionais do ano de 2021 no Cineteatro Municipal João Mota. A cerimónia, a começar pelas 21h00, agracia o actor Paulo Manso, a arqueóloga e responsável pelo Museu Marítimo de Sesimbra Andreia Conceição e o fuzileiro Jorge Lourenço com o título “Profissional do Ano 2021”.

Igualmente distinguidos são o mergulhador José Tourais e o desenhador de banda desenhada Luís Louro, com o prémio “Carreira Profissional”. À gastrónoma Maria Lucília Baioneta, mais conhecida por “Maria Papoilla”, será entregue a distinção “Empreendedorismo 2021”.

A O SETUBALENSE, Carlos Sargedas, presidente do Rotary Club de Sesimbra, revela que a homenagem feita aos profissionais do ano de 2021 resulta de “uma lista considerável de nomes”, que o Rotary Club foi “acompanhando ao longo dos anos, pessoas que se vão distinguindo na comunidade, que felizmente tem uma série de pessoas com valor mais do que provado”.

- PUB -

“Vamos tendo sempre em referência aquelas que se destacaram, por uma razão ou por outra, no ano anterior”. Os títulos dividem-se em três modalidades. No empreendedorismo, encaixam-se, de acordo com Carlos Sargedas, “jovens ou menos jovens que se tenham destacado neste âmbito no decorrer do ano anterior”.

O prémio Carreira Profissional é entregue “a pessoas que ao longo de vários anos têm mostrado regularidade no seu trabalho e principalmente que esse trabalho seja reconhecido na comunidade e que a dignifique”.

No que diz respeito ao número de homenageados, o presidente do Rotary Club sesimbrense partilha ainda: “Por nós, até faríamos cerimónias com 10 ou 12 homenageados mas seriam muito longas. Há três anos, decidimos que entre seis a oito seria o ideal”.

- PUB -

A cerimónia desta noite contará com a presença de João Narciso, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal, e do governador do distrito rotário do Rotary Internacional.

“Entre cada homenageado, serão projectados vídeos separadores que dão a conhecer o trabalho que o Rotary faz nas suas comunidades, no mundo”, conta.

“Mostramos muitas das vezes o trabalho que fazemos na nossa comunidade mas importa não esquecer outras iniciativas que valorizam cada vez mais o movimento rotário e as pessoas, como por exemplo o facto de, no ano passado, em conjunto com outros clubes, termos conseguido levar água a comunidades no Gana em que as pessoas tinham de andar 10 quilómetros para ir buscar água”, acrescenta.

Serão atribuídas 15 bolsas de estudo em Fevereiro

O Rotary de Sesimbra mantém a sua universidade sénior em actividade, com várias disciplinas, aulas todos os dias entre as 10h30 e as 18h00, professores voluntários e com registo de um aumento do número de alunos.

“Infelizmente, por causa da covid, verificámos uma quebra mas agora estamos a recuperar, este ano já temos 42 alunos e vão entrar mais”, refere, adiantando que “inclusivamente, pela primeira vez, entraram dois alunos espanhóis para vir aprender português”.

Também a atribuição de bolsas de estudo, patrocinadas todos os anos através da Fundação Rotária Portuguesa, continua a fazer parte da actividade rotária prevista para um futuro próximo.

“Temos estado a aumentar o número de bolsas. O ano passado atribuímos 12 e este ano vamos conseguir 15. Mesmo com as dificuldades que as empresas e a própria autarquia atravessam, conseguimos arranjar patrocínios para 15 bolsas de estudo que, se tudo correr bem como previsto, no final de Fevereiro serão entregues, em cerimónia pública, como habitual, nos Paços da Assembleia Municipal”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -