13 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraAranha mais pequena da Europa existe na Lapa do Fumo em Sesimbra

Aranha mais pequena da Europa existe na Lapa do Fumo em Sesimbra

Identificada na estação arqueológica da Lapa do Fumo, localizada na envolvente do Cabo Espichel, a Anapistula Atecina foi descoberta pelo Núcleo de Espeleologia da Costa Azul e estudada pelo biólogo Pedro Cardoso, que referenciou várias particularidades nesta espécie da família dos sinfitognatídeos nunca encontradas na Europa.

- PUB -

É, de acordo com Luís Quinta, da National Geographic Portugal, “a aranha mais pequena da Europa, um ser vivo que parece um grão de pó a voar no breu”.

De acordo com a mesma fonte, “mede 0,52 milímetros” e até ao momento “não foram detectados machos desta minúscula aranha mas já foram observadas posturas de um, dois ou três ovos, podendo a reprodução ser feita através de partenogénese”.

À semelhança do que sucedeu com outras espécies de animais, “poderá ter sido o frio de antigas glaciações que ‘empurrou’ a aranha de Sesimbra para o interior de grutas, onde se adaptou e fixou. No processo, acabou por ficar despigmentada.

- PUB -

A gruta foi ocupada durante o Neolítico e só com medidas de conservação precisas esta espécie poderá ser contemplada pelas gerações futuras”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

Festas do Barrete Verde com sardinhada, bailes e toiros em verdadeira largada brava

Um gostam, outros nem por isso, mas o certo é que a vila de Alcochete enche nas Festas do Barrete Verde
- PUB -