16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraAranha mais pequena da Europa existe na Lapa do Fumo em Sesimbra

Aranha mais pequena da Europa existe na Lapa do Fumo em Sesimbra

Identificada na estação arqueológica da Lapa do Fumo, localizada na envolvente do Cabo Espichel, a Anapistula Atecina foi descoberta pelo Núcleo de Espeleologia da Costa Azul e estudada pelo biólogo Pedro Cardoso, que referenciou várias particularidades nesta espécie da família dos sinfitognatídeos nunca encontradas na Europa.

- PUB -

É, de acordo com Luís Quinta, da National Geographic Portugal, “a aranha mais pequena da Europa, um ser vivo que parece um grão de pó a voar no breu”.

De acordo com a mesma fonte, “mede 0,52 milímetros” e até ao momento “não foram detectados machos desta minúscula aranha mas já foram observadas posturas de um, dois ou três ovos, podendo a reprodução ser feita através de partenogénese”.

À semelhança do que sucedeu com outras espécies de animais, “poderá ter sido o frio de antigas glaciações que ‘empurrou’ a aranha de Sesimbra para o interior de grutas, onde se adaptou e fixou. No processo, acabou por ficar despigmentada.

- PUB -

A gruta foi ocupada durante o Neolítico e só com medidas de conservação precisas esta espécie poderá ser contemplada pelas gerações futuras”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -