4 Dezembro 2021, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraParque Ecológico da Várzea da Quinta do Conde recebe campanha de reflorestação

Parque Ecológico da Várzea da Quinta do Conde recebe campanha de reflorestação

A iniciativa é organizada pela Anime – Projecto de Animação e Formação e pela autarquia

 

- PUB -

No Parque Ecológico da Várzea da Quinta do Conde, encontra-se a decorrer, até ao dia 22, uma campanha de reflorestação que prevê a plantação de um total de cerca de meia centena de sobreiros e conta com a participação de escolas e da comunidade local.

De acordo com a Anime – Projecto de Animação e Formação, entidade organizadora da iniciativa, “o bosque mediterrânico, espaço essencial de biodiversidade, assume grande relevância para o território, embora ao longo de décadas se assista a um decréscimo da sua presença”.

Reflorestar com espécies autóctones é, assim, “uma forma de reverter este cenário e contribuir para a regeneração deste ecossistema único que temos no território e cada vez mais ameaçado e todos podemos dar o nosso contributo, ao aceitar este convite, que este ano apostará na plantação de sobreiros”.

- PUB -

Desde 2014, têm vindo a ser dinamizadas acções de reflorestação no Parque Ecológico da Várzea, com o objectivo de recuperar a flora nativa e manter a mancha natural, criando no local uma verdadeira montra de espécies locais, da qual fazem já parte medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, carvalhos, freixos, amieiros e ulmeiros. No caso desta última espécie são mesmo os únicos exemplares existentes na freguesia.

A campanha de reflorestação, na qual podem participar escolas, nomeadamente alunos do 1.º e 2.º ciclo, e a comunidade local, arrancou no dia 2 e prolonga-se ao longo do mês com várias iniciativas, com organização da Anime – Projecto de Animação e Formação, no âmbito do protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Sesimbra.

Por acção, está prevista a capacidade de oito participantes para a comunidade em geral e até 25 para as escolas.

- PUB -

Uma árvore pelos direitos das crianças e dos adolescentes

Em jeito de ode aos direitos das crianças e dos adolescentes, sem esquecer a campanha de reflorestação do parque que se encontra a decorrer, crianças e jovens do concelho de Sesimbra são desafiados a plantar uma árvore no próximo dia 19.

A começar pelas 10h00, a iniciativa decorre no âmbito do projecto Família +, com organização do município de Sesimbra e do Centro Comunitário da Quinta do Conde, em parceria com a associação Anime.paf, com inscrições abertas até dia 17.

No dia 20, Dia Internacional dos Direitos da Criança, também pelas 10h00, é a vez de pais e cuidadores do concelho juntarem-se aos seus filhos para plantar uma árvore, num terreno junto ao Centro Cultural, Social e Recreativo A Voz do Alentejo, “num gesto simbólico pelo direito a um ar mais puro”. As inscrições para esta iniciativa, também integrada na programação do projecto Família +, decorrem até 18.

Para o período entre 20 e 28, está ainda prevista a prática de plogging, actividade que combina o exercício físico com a recolha de lixo, no troço entre o Parque Ecológico da Várzea e o Parque da Ribeira.

Enquanto caminham, os participantes vão procedendo à recolha dos resíduos que encontram, posteriormente separados para reciclagem.

Esta acção, que inclui igualmente um momento de sensibilização para o reaproveitamento de materiais e disponibilização de informação sobre a segunda vida que os objectos podem ter junto da população e comunidade escolar, acontece no âmbito da Semana Europeia para Redução de Resíduos.

Durante a caminhada, será ainda dado a conhecer o projecto das Bibliotecas Frigoríficas, que também se encontra presente no Parque Ecológico da Várzea, e o “compostor comunitário” das Hortas Solidárias da Quinta do Conde.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -