21 Janeiro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraMunicípio de Sesimbra assinala Dia Nacional do Mar e traz ministro para...

Município de Sesimbra assinala Dia Nacional do Mar e traz ministro para falar sobre o sector

Ricardo Serrão Santos vai participar em encontro no Cineteatro João Mota

 

- PUB -

Não é possível abordar a identidade da vila de Sesimbra, a história local e as suas gentes sem que se estabeleça a ligação ao mar.

No mês de Novembro, em que se comemora o Dia Nacional do Mar, a 16, o município dinamiza várias actividades, desde conferências, que contam com a participação do ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e das várias associações e agentes locais com ligação ao sector, a momentos de cinema, sem esquecer a apresentação do Prémio Científico Sesimbra 2019.

Já esta sexta-feira, dia 5, a “Conversa na Capela” aborda “A pesca artesanal do bacalhau: o outro lado do bacalhau da Noruega”, com Jorge Santos, biólogo do The Norwegian College of Fishery Science, numa palestra inserida no projecto Centro Cultural Costeiro a desenvolver em Sesimbra.

- PUB -

Encontro debate desafios e boas práticas no sector

Para a próxima semana, a 12 e 13 de Novembro, está agendado o encontro “Valorizar as pescas e o mar, valorizar o País”, no Cineteatro Municipal João Mota, para debater os desafios da pesca, a valorização dos recursos, as boas práticas em termos de recursos humanos e de segurança, bem como a pesca e a sua sustentabilidade.

De acordo com a autarquia sesimbrense, entidade organizadora desta iniciativa, “este encontro assume particular importância a nível local e nacional, tendo em conta que o Porto de Sesimbra é o principal do País em volume de pescado transaccionado, com cerca de 20 mil toneladas em 2020”.

- PUB -

No primeiro dia, a conversa, a decorrer entre as 09h00 e as 17h15, é, no primeiro painel, sobre a partilha de dificuldades e desafios no sector da pesca. No segundo dedica-se à valorização dos recursos no que diz respeito à pesca e ao património marítimo.

O segundo dia do encontro acontece entre as 09h00 e as 13h45 e aborda temas relacionados com as boas práticas no que diz respeito a mão-de-obra, qualificação, recursos humanos e segurança e com a pesca e sustentabilidade.

Neste painel, Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar, participará no momento do encerramento. Também a 13, é lançado o livro “Padrões de Movimento de Raias na Arrábida: Estudo da Ecologia Espacial de Espécies Vulneráveis no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha”, da autoria de Inês Isabel de Sousa e edição pela Câmara Municipal.

A pesquisa, distinguida em 2019 com o Prémio Científico Sesimbra, será apresentada no Núcleo Museológico Capela do Espírito Santo dos Mareantes. Ainda no mesmo dia, pelas 21h00, o Cineteatro Municipal João Mota recebe “Terra Nova”, sobre a vida dura no mar, nomeadamente de homens a bordo de bacalhoeiros ao largo da Noruega, baseado no livro “O Lugre”, de Bernardo Santareno.

O filme conta com a participação de Paulo Manso, actor natural de Sesimbra, que marcará igualmente presença na sessão, a par do realizador Artur Ribeiro.

Transporte de Património Associação Portuguesa de Museologia distingue museu

O Museu Marítimo de Sesimbra recebeu, da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), a distinção “Transporte de Património”. O prémio foi anunciado na cerimónia de entrega dos prémios APOM 2021, que decorreu recentemente no Museu da Marinha, em Lisboa, na qual Francisco Jesus, presidente da autarquia sesimbrense, marcou presença.

Segundo o edil, “trata-se de mais um reconhecimento do papel do Museu de Sesimbra na preservação e valorização do património” e este prémio “reconhece a aposta das autarquias locais na recuperação do património e da cultura, colocando-os ao serviço da comunidade”. Já em 2020 o Museu Marítimo de Sesimbra havia sido galardoado pela APOM com o prémio “Inovação e Criatividade”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense não tem jogadores para ir a jogo no próximo domingo

No Campeonato de Portugal a situação está muito complicada para os clubes da região porque o Barreirense está numa posição delicada na tabela classificativa...

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia
- PUB -