29 Setembro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraMuseu Marítimo de Sesimbra premiado pela Associação Portuguesa de Museologia

Museu Marítimo de Sesimbra premiado pela Associação Portuguesa de Museologia

O Museu Marítimo de Sesimbra foi premiado pela Associação Portuguesa de Museologia 2021 (APOM), na categoria Transporte de Património, numa cerimónia que decorreu no Museu da Marinha, em Lisboa, no dia 29 de Outubro.

- PUB -

Trata-se de mais um reconhecimento do papel do Museu de Sesimbra na preservação e valorização do património, como salientou o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, que esteve presente nesta sessão para receber a distinção. “Este prémio reconhece a aposta das autarquias locais na recuperação do património, nos museus e na aposta na cultura”, sublinhou o autarca.

Em 2020, o Museu Marítimo de Sesimbra foi também distinguido pela APOM, com o prémio Inovação e Criatividade.

Os Prémios APOM 2021 distinguem profissionais e instituições nacionais que trabalham na área da Museologia e Património, nomeadamente museus, autarquias, instituições do ensino superior, centros de investigação, fundações e associações afins, com projetos concretizados em 2020.

- PUB -

O Museu Marítimo de Sesimbra abriu ao público em 2016, na Fortaleza de Santiago. Reúne um vasto espólio que dá a conhecer a ligação de Sesimbra ao mar, das quais se destaca um cepo de âncora com cinco mil anos associado à navegação no período romano e um conjunto de anzois e pesos de rede situados entre 2500 e 200 a.C., as peças mais antigas deste espólio.

 O seu património ligado ao mar e à pesca é fruto de um trabalho de proximidade feito com a comunidade piscatória, complementado por soluções tecnológicas, entre as quais uma viagem 3D que mostra a formação do território, um aquário virtual, onde se pode espreitar o fundo do mar de Sesimbra, e uma mesa interpretativa digital com registo de mareantes, embarcações e rotas feitas pelos homens do mar de Sesimbra.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Autoeuropa com legionella não pára produção nem avisa trabalhadores

Empresa diz que nenhuma pessoa foi infectada e que está a cumprir a lei

“Reunião” dos bombeiros acaba à chapada e ao pontapé com a PSP a ser chamada ao quartel [corrigida]

Demissões na direcção culminaram com agressões físicas entre bombeiros, entre directores, e entre bombeiros e dirigentes
- PUB -