28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraMemorial da Fragata Espanhola Numância homenageia história da vila

Memorial da Fragata Espanhola Numância homenageia história da vila

Nas palavras de Felícia Costa, vicepresidente da Câmara Municipal de Sesimbra, na inauguração do Memorial da Fragata Espanhola Numância, no Pontão da Praia do Ouro, este é “um momento simbólico que celebra a memória e presta tributo a um acto de coragem e de heroísmo das gentes de Sesimbra, que salvaram os tripulantes deste barco espanhol que encalhou na Baía de Sesimbra, há mais de um século”.

- PUB -

Junto ao local onde foi inaugurado o memorial, ainda subsistem vestígios do navio que, em Sesimbra, passou a ser conhecido enquanto “Vapor”.

O acontecimento contou ainda com a presença do representante da Embaixada de Espanha em Portugal, Adido de Defesa, Diego Ruiz, do director de finanças e administração da Sociedade Espanhola de Salvamento, Jose Antonio Perez, que destacaram igualmente a importância deste memorial, e da sesimbrense Alice Vêga, neta de um dos tripulantes do Numancia, a quem coube descerrar a placa evocativa.

- PUB -

A fragata espanhola Numancia encalhou junto à Praia de Sesimbra a 16 de Dezembro de 1916. Chegou a ser o mais importante navio da frota de guerra espanhola e o primeiro barco blindado a dar a volta ao mundo. Com o passar dos anos acabou por se tornar obsoleto e por ser adquirido para sucata por uma empresa de Bilbao.

Foi durante a viagem até ao porto biscainho, com a ajuda de rebocadores, que encalhou em Sesimbra. A guarnição acabou por ser salva pelos serviços da estação local de socorros a náufragos, momento que marcou a história da vila de Sesimbra e se encontra agora imortalizado com este memorial.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público
- PUB -