20 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraPCP reúne com Federação dos Sindicatos da Pesca em Sesimbra

PCP reúne com Federação dos Sindicatos da Pesca em Sesimbra

No âmbito das Jornadas de Trabalho dos deputados do PCP no Parlamento Europeu, intitulada “A produção nacional – factor essencial do desenvolvimento do País”, João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu, reuniu em Sesimbra com a Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca e com eleitos na Câmara Municipal e das juntas de freguesia de Santiago e Castelo.

- PUB -

Arsénio Caetano, representante dos pescadores, Francisco Vidal, armador aposentado, e Zacarias Lourenço apresentaram vários problemas que afectam os pescadores a nível local e nacional. A nível local, foi referido que a paragem da pesca da sardinha prejudica a frota de outras espécies como o peixe espada preto.

Também na pesca do cerco, foi assinalado que a impossibilidade de transbordo de pescado através de embarcações pequenas leva a que na descarga de todo o pescado bastantes quilos de peixe sejam deitados ao mar. Foram registadas situações de grande burocracia relacionadas com bastante tempo de espera para legalizar embarcações, a falta de incentivos, principalmente para jovens, a falta de formação em diversas áreas, tendo a Câmara Municipal elaborado um protocolo para promover essa formação de forma a garantir o futuro do sector, sem esquecer a urgência de melhorar as condições de acesso ao Porto de Pesca e a ausência de indústrias transformadoras de pescado e indústria conserveira que outrora existiu em Setúbal e Sesimbra.

João Lopes assegurou que os deputados do PCP no Parlamento Europeu se têm debatido em defesa da frota artesanal local e costeira, “numa batalha desigual onde os grandes armadores e os países mais ‘poderosos’ sobressaem em relação aos mais pequenos”, referindo que o Fundo Europeu de Apoio à Pesca é “bastante reduzido e desigual, deixando importantes reivindicações dos pescadores, como o fundo de garantia salarial, margens de lucro, apoios para armazenamento, acesso ao financiamento e à formação no sector, para trás”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Ana Catarina Gonçalves: A grandolense que arriscou e conseguiu montar um ‘império’ na vertente das explicações

Com apenas 21 anos, começou a acompanhar algumas crianças por brincadeira. Hoje, passados cinco anos, emprega três dezenas de professores

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -