25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraMais de 240 casos por 100 mil habitantes levam Sesimbra a recuar...

Mais de 240 casos por 100 mil habitantes levam Sesimbra a recuar no desconfinamento

As novas regras estão em vigor desde sexta-feira

 

- PUB -

Por manter uma incidência superior a 240 casos por 100 mil habitantes, Sesimbra recuou no desconfinamento. As regras em vigor desde dia 18, sexta-feira, são as que se verificavam antes da primeira fase da actual estratégia de desconfinamento.

Desde que se verificou a subida súbita do número de infecções covid-19 no concelho, há cerca de duas semanas, de 103 para 260, comparativamente aos restantes concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, a Câmara Municipal, em articulação com a Comissão Municipal de Protecção Civil, colocou de imediato em prática um plano de contingência.

O plano incluiu um programa de testagem massiva, desde a semana passada, nos sectores mais afectados, dos quais são exemplos a comunidade piscatória e outros trabalhadores que operam no Porto de Sesimbra, numa iniciativa conjunta da autarquia e da Docapesca, com o apoio das organizações do sector, e a comunidade educativa nos diversos graus de ensino.

- PUB -

Apesar de nos encontrarmos no final do ano lectivo, a autarquia justifica que “o meio escolar é uma forma de se conseguir chegar a um número elevado de alunos e assim obter um retrato mais fidedigno da situação nesta faixa etária”. Para proceder a esta testagem, cujo processo se iniciou logo após o conhecimento da subida dos valores no município, foi necessário criar registos de pessoas a testar, recolher autorizações de encarregados de educação, contratar enfermeiros, organizar equipas de apoio e instalar toda a logística necessária ao processo.

Entre as medidas estão ainda a redução dos horários do comércio, manutenção de teletrabalho nos serviços municipais, cancelamento de actividades susceptíveis de gerar ajuntamentos e reforço de informação na via pública. Ao mesmo tempo, a autarquia exigiu aos ministros da Administração Interna e da Defesa o reforço das forças de segurança no concelho, pelo menos nos pontos de maior circulação.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -