21 Junho 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Sesimbra Sesimbra regista maior índice de preocupação da AML com 249 casos de...

Sesimbra regista maior índice de preocupação da AML com 249 casos de Covid-19

Registados focos em escolas, sector portuário e dois ginásios. Época balnear arranca amanhã e município vai reforçar medidas no acesso às praias.

 

- PUB -

O concelho de Sesimbra registou nos últimos dias uma subida acentuada do número de casos de Covid-19. Os 249 casos identificados por cada 100 mil habitantes colocam neste momento Sesimbra na posição de maior índice de preocupação no quadro da Área Metropolitana de Lisboa. Os números poderão comprometer o ritmo de desconfinamento previsto, caso mantenham a tendência – por serem mais do dobro do limite permitido de 120 casos por 100 mil habitantes.

Na reunião da Câmara Municipal de Sesimbra desta manhã de quarta-feira, o presidente do município, Francisco Jesus, informou “que a subida dos últimos dias levou a uma apreensão e a procurar compreender o que está a acontecer. Há uma semana e meia tínhamos cerca de 30 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, sem grande oscilações” e que neste momento “temos um conjunto de turmas em isolamento profilático, nos diversos níveis de ensino, e a Escola Básica da Cotovia, onde existe uma grande incidência de casos, terá toda a comunidade escolar testada com testes PCR”. 

O autarca referiu ainda que “não há uma incidência por localidade ou freguesia. É disperso pela comunidade, com forte incidência na comunidade escolar, em jovens. Há também focos no sector portuário, nas pescas e afins, e identificação de dois ginásios com focos de contaminação. Não há ainda a indicação de serem surtos”. De acordo com os dados disponíveis, trata-se de uma transmissão comunitária, uma vez que “não há reflexos nos concelhos limítrofes, pelo menos nesta dimensão”.

- PUB -

De acordo com as regras e critérios definidos pela Direcção-Geral de Saúde, caso o concelho registe durante duas semanas consecutivas um número de casos entre 240 e 480 irá, nas palavras de Francisco Jesus, “regredir numa das fases de confinamento, o que será dramático do ponto de vista económico, sobretudo no sector de hotelaria e restauração”.

Esta situação motivou a que ontem, 8 de Junho, tivesse lugar uma reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil para analisar a informação disponível e apresentar um conjunto de recomendações e medidas a ter em conta para “controlar a subida da curva”.

Neste sentido, é feito o apelo à população e aos vários sectores de actividade “para que cumpram escrupulosamente as regras, pois só desta forma será possível um regresso rápido à normalidade, desejada por todos” e serão implementadas, nos próximos dias, campanhas de testagem em massa junto dos grupos que têm registado maior incidência, em colaboração com o sector económico, a comunidade escolar e outras entidades.

- PUB -

Tendo em conta a época balnear, que arranca amanhã, 10 de Junho, será reforçada a presença de autoridades de segurança em zonas de maior aglomeração de pessoas no acesso às praias. Todos os eventos culturais de grande e média dimensão previstos, suscetíveis de gerar ajuntamentos, serão reagendados. Os serviços municipais continuarão em teletrabalho e a funcionar com equipas em espelho até que se verifique uma descida consistente dos números.

A Câmara Municipal vai acompanhar a evolução dos números, em estreita articulação com a Comissão Municipal de Proteção Civil, e refere que “durante o último ano, a população do concelho deu sempre um grande exemplo de civismo, ao adoptar, na generalidade, os comportamentos e indicações que lhe foram sendo transmitidos”, considerando que “com o esforço de todos, será possível inverter esta tendência rapidamente”.

- PUB -

Mais populares

Moradores de cooperativas em Azeitão preocupados com leilão das suas casas

Os moradores da Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bairro dos Trabalhadores, em Azeitão, foram recentemente surpreendidos com a informação de que as suas...

Burger King abre este Verão na Quinta Fonte da Prata

Novo espaço vai criar 20 postos de trabalho e terá Drive In disponível   O novo restaurante da cadeia norte-americana Burger King, cuja estrutura encontra-se em...

Nuno Pinto: “Para o ano voltaremos a tentar ainda mais fortes”

“Sem sombra de dúvidas, foi a temporada mais complicada da minha carreira”, afirma.
- PUB -