29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraAPSS inaugura Cais 4 do Porto de Sesimbra com presença da secretária...

APSS inaugura Cais 4 do Porto de Sesimbra com presença da secretária de Estado das Pescas

Obra cumpre desejo e necessidade da comunidade piscatória sesimbrense

 

- PUB -

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra inaugurou, na tarde de quarta-feira, a Ponte Cais n.º 4 do Porto de Sesimbra, obra há muito desejada pelas gentes de Sesimbra e pela sua comunidade piscatória, e, de acordo com a APSS, “símbolo da determinação e perseverança que caracteriza em particular os pescadores de Sesimbra”.

Nas palavras de Teresa Coelho, secretária de Estado das Pescas, que marcou presença no momento inaugurativo, esta é “uma ponte cais reclamada há muito pela comunidade e por toda a frota que faz porto em Sesimbra”. A secretária de Estado elogiou o trabalho e o dinamismo do Porto de Sesimbra, que considera ser um orgulho e um exemplo para o país, no seu todo, tendo presente “a comunidade piscatória forte e resiliente e o extraordinário papel das associações locais, fundamental para que o porto ajude a economia e o emprego do concelho e se encontre em rápido desenvolvimento, visível através do aumento do número de embarcações de pesca nele presentes”. Definiu ainda a APSS como parceiro fundamental para o desenvolvimento da actividade no porto de pesca e acrescentou que “o Governo, através deste projecto, reafirma a sua aposta na melhoria das condições de segurança e de funcionamento das infra-estruturas portuárias da pesca”, dando ainda a conhecer que Sesimbra será um dos portos que o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visitará no início da safra da sardinha”.

Infra-estrutura traz mais organização, segurança e espaço para acostagem

- PUB -

A Ponte Cais n.º4 constitui-se como “infra-estrutura fundamental” para o ordenamento funcional do porto, que terá a partir de agora uma área exclusiva para a actividade da pesca, separada da actividade náutica. A empreitada, adjudicada à empresa ETERMAR, num investimento total de 3.250.000,00€, co-financiado em cerca de 72 por cento pela UE no âmbito do Programa Operacional Mar 2020, vai permitir também aumentar a área acostável, para um total de 12 embarcações, de forma a reforçar a competitividade e segurança para o exercício da actividade.

De acordo com Hugo Santos Mendes, secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, “a infra-estrutura inaugurada é uma obra de particular importância para Sesimbra, que tem condições únicas para a indústria da pesca e para o desenvolvimento de actividades náuticas, duas actividades nucleares e diferenciadoras da imagem e da economia da região. O porto e a sua actividade são parte da história desta comunidade e mantém uma ligação umbilical com o seu tecido social e económico e esta ligação porto-autarquia-comunidade piscatória tem sido umas das chaves do seu sucesso”.

José Castel-Branco, do conselho de administração da APSS, afirmou a profunda ligação com todas as instituições com quem tem “trabalhado para o engrandecimento e melhoria da qualidade do Porto de Sesimbra” e agradeceu “o desafio e o impulso mais forte para esta obra” dado por Ana Paula Vitorino, então Ministra do Mar, e que “agora fizemos acontecer”.

- PUB -

Para Carlos Correia, “a engenharia civil não passa apenas por construir coisas mas também por construir sonhos e, de facto, na APSS queremos continuar a construir sonhos em prol da melhoria dos portos de Setúbal e de Sesimbra, da economia da região e do país”. 

O membro do conselho de administração da APSS garantiu ainda “que o conjunto de intervenções não se esgotará aqui”. Neste sentido, tem vindo a ser desenvolvida a substituição das defensas da Ponte Cais n.º3, a manutenção das defensas do cais da Docapesca, a recuperação do Pontão Espadarte, a remoção da embarcação de recreio Mira que se encontrava afundada e a substituição das luminárias de iluminação pública. Está ainda prevista a substituição do farolim do Molhe Exterior e a reabilitação das estruturas e requalificação das defensas das Pontes Cais n.º1 e n.º2.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -