8 Maio 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Sesimbra APSS inaugura Cais 4 do Porto de Sesimbra com presença da secretária...

APSS inaugura Cais 4 do Porto de Sesimbra com presença da secretária de Estado das Pescas

Obra cumpre desejo e necessidade da comunidade piscatória sesimbrense

 

- PUB -

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra inaugurou, na tarde de quarta-feira, a Ponte Cais n.º 4 do Porto de Sesimbra, obra há muito desejada pelas gentes de Sesimbra e pela sua comunidade piscatória, e, de acordo com a APSS, “símbolo da determinação e perseverança que caracteriza em particular os pescadores de Sesimbra”.

Nas palavras de Teresa Coelho, secretária de Estado das Pescas, que marcou presença no momento inaugurativo, esta é “uma ponte cais reclamada há muito pela comunidade e por toda a frota que faz porto em Sesimbra”. A secretária de Estado elogiou o trabalho e o dinamismo do Porto de Sesimbra, que considera ser um orgulho e um exemplo para o país, no seu todo, tendo presente “a comunidade piscatória forte e resiliente e o extraordinário papel das associações locais, fundamental para que o porto ajude a economia e o emprego do concelho e se encontre em rápido desenvolvimento, visível através do aumento do número de embarcações de pesca nele presentes”. Definiu ainda a APSS como parceiro fundamental para o desenvolvimento da actividade no porto de pesca e acrescentou que “o Governo, através deste projecto, reafirma a sua aposta na melhoria das condições de segurança e de funcionamento das infra-estruturas portuárias da pesca”, dando ainda a conhecer que Sesimbra será um dos portos que o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visitará no início da safra da sardinha”.

Infra-estrutura traz mais organização, segurança e espaço para acostagem

- PUB -

A Ponte Cais n.º4 constitui-se como “infra-estrutura fundamental” para o ordenamento funcional do porto, que terá a partir de agora uma área exclusiva para a actividade da pesca, separada da actividade náutica. A empreitada, adjudicada à empresa ETERMAR, num investimento total de 3.250.000,00€, co-financiado em cerca de 72 por cento pela UE no âmbito do Programa Operacional Mar 2020, vai permitir também aumentar a área acostável, para um total de 12 embarcações, de forma a reforçar a competitividade e segurança para o exercício da actividade.

De acordo com Hugo Santos Mendes, secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, “a infra-estrutura inaugurada é uma obra de particular importância para Sesimbra, que tem condições únicas para a indústria da pesca e para o desenvolvimento de actividades náuticas, duas actividades nucleares e diferenciadoras da imagem e da economia da região. O porto e a sua actividade são parte da história desta comunidade e mantém uma ligação umbilical com o seu tecido social e económico e esta ligação porto-autarquia-comunidade piscatória tem sido umas das chaves do seu sucesso”.

José Castel-Branco, do conselho de administração da APSS, afirmou a profunda ligação com todas as instituições com quem tem “trabalhado para o engrandecimento e melhoria da qualidade do Porto de Sesimbra” e agradeceu “o desafio e o impulso mais forte para esta obra” dado por Ana Paula Vitorino, então Ministra do Mar, e que “agora fizemos acontecer”.

- PUB -

Para Carlos Correia, “a engenharia civil não passa apenas por construir coisas mas também por construir sonhos e, de facto, na APSS queremos continuar a construir sonhos em prol da melhoria dos portos de Setúbal e de Sesimbra, da economia da região e do país”. 

O membro do conselho de administração da APSS garantiu ainda “que o conjunto de intervenções não se esgotará aqui”. Neste sentido, tem vindo a ser desenvolvida a substituição das defensas da Ponte Cais n.º3, a manutenção das defensas do cais da Docapesca, a recuperação do Pontão Espadarte, a remoção da embarcação de recreio Mira que se encontrava afundada e a substituição das luminárias de iluminação pública. Está ainda prevista a substituição do farolim do Molhe Exterior e a reabilitação das estruturas e requalificação das defensas das Pontes Cais n.º1 e n.º2.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -