19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraSesimbra contorna efeitos da pandemia e reforça papel de destaque como “destino...

Sesimbra contorna efeitos da pandemia e reforça papel de destaque como “destino turístico de excelência”

Projecto “Yes Sesimbra”, em parceria com a Turiforum, entre as várias medidas lançadas de apoio ao sector

 

- PUB -

O município de Sesimbra, com as suas praias de água serena, as suas tradições, património e gastronomia, envolvidos pelo verde do Parque Natural da Serra da Arrábida, tem o seu “tecido económico muito assente no turismo”, que este ano se viu “severamente afectado” pela Covid-19 e, consequentemente, pelas medidas impostas contra a sua propagação.

O vasto leque “de restaurantes, unidades hoteleiras, alojamentos locais e empresas de actividades turísticas” que compõem a vila piscatória viu-se “no início do confinamento” forçado “a interromper a sua actividade” e a ficar, “de um momento para o outro, sem qualquer rendimento”, começou por explicar fonte da Câmara Municipal sesimbrense a O SETUBALENSE. Já a sua “linha de costa, que se desenvolve entre a Lagoa de Albufeira e a Arrábida”, ficou vários meses deserta, não se encontrando também ninguém “nos extensos areais do Meco, nas imponentes escarpas do Cabo-Espichel” nem na “Baía de Sesimbra, onde a Fortaleza divide as praias da Califórnia, a nascente, e Ouro, a poente”, locais “onde o turismo se cruza de forma perfeita com as tradições da pesca”.

No entanto, a autarquia tomou a decisão de não ‘baixar os braços’ e tudo fazer para reverter esta situação, em que “dentro das suas capacidades, competência e atribuições, foi lançando várias medidas de apoio ao sector”. Foi neste sentido que “no Verão, durante o momento de retoma, promoveu e participou na campanha Yes Sesimbra, que juntou várias figuras públicas e contribuiu para apoiar o sector [do turismo]”. A ‘lufada de ar fresco’ chegou assim, “em parceria com a Turiforum, grupo de empresários do sector”, “num período em que foi possível retomar alguma normalidade e dinâmica” ao nível da actividade empresarial. “Para além de produtos turísticos, a enorme variedade de paisagens é realçada pela campanha”.

- PUB -

Sendo a diversidade uma das ideias-chave na promoção “de um território com múltiplas paisagens”, onde o mar, o desporto de aventura e o mergulho “são algumas das possibilidades que um turista que escolha Sesimbra como destino para as suas férias ou pausa de fim-de-semana encontra”, a autarquia pretende agora “continuar a afirmar a marca “Sesimbra”, que tem sido essencial para a promoção do município como destino turístico de excelência”.

“Estamos certificados como Estação Náutica desde 2019 e pretendemos consolidar este modelo de desenvolvimento, assente na valorização integrada dos recursos do território e na economia do mar. Vamos continuar a valorizar o Território Arrábida e a atrair investimentos de baixa densidade e sustentáveis ambientalmente no eixo Cabo Espichel – Meco – Lagoa de Albufeira, e de grande qualidade arquitectónica na vila. Contamos também, em breve, estabilizar uma solução que permita recuperar o Cabo Espichel, mantendo a sua identidade e fruição, aliada a potencial actividade económica ligada ao turismo”, concluiu a mesma fonte.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -