18 Outubro 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Sesimbra Espécie invasora ameaça produção de mexilhões na Lagoa de Albufeira

Espécie invasora ameaça produção de mexilhões na Lagoa de Albufeira

A espécie, que foi já identificada no estuário do Tejo, não é nociva para a saude mas põe em causa a produção de bivalves

- PUB -

 

Uma espécie não indígena invasora foi recolhida na Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA) a informar que se prolifera de forma rápida e pode ter impacto na produção de mexilhões.

“A espécie Styela plicata, uma ascídia não indígena invasora, foi identificada e recolhida na Lagoa de Albufeira associada a uma estrutura de fixação de mexilhões. Esta espécie foi já identificada igualmente no Estuário do Tejo, Peniche e Algarve”, refere o IPMA, em comunicado.

- PUB -

O documento acrescenta que esta espécie tem uma proliferação rápida, de cerca de três meses, com impacto na produção dos mexilhões.

“Esta espécie não é nociva à saúde pública, no entanto, sendo uma espécie invasora que se desenvolve com rapidez, compete com sucesso com as espécies nativas, com os consequentes efeitos nocivos ao nível da biodiversidade e, neste caso em particular, a nível da produção de bivalves”, explica.

O IPMA refere que não tem conhecimento de medidas mitigadoras ou de erradicação, com exceção da remoção durante os meses mais frios, salientando que a medida mais eficaz é a “deteção precoce”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Geringonça dá Assembleia Municipal do Montijo ao PSD

Apesar de vencer nas autárquicas, PS vai perder presidência no órgão. CDU tem compromisso com os social-democratas. Se não houver recuo, Ana Dias Neves...

Construção de duas novas fábricas da Repsol é maior investimento dos últimos dez anos no país

Empresa quer tornar Complexo de Sines num dos mais avançados e competitivos da Europa

Fernando Negrão acusa administração do Centro Hospitalar de “incompetência” e defende demissão

Vereador social-democrata afirma que membros do órgão de gestão “estão cegos” e pede a sua substituição “por gente competente”   Fernando Negrão, vereador da Câmara Municipal...
- PUB -