16 Janeiro 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalSesimbraEspécie invasora ameaça produção de mexilhões na Lagoa de Albufeira

Espécie invasora ameaça produção de mexilhões na Lagoa de Albufeira

A espécie, que foi já identificada no estuário do Tejo, não é nociva para a saude mas põe em causa a produção de bivalves

- PUB -

 

Uma espécie não indígena invasora foi recolhida na Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA) a informar que se prolifera de forma rápida e pode ter impacto na produção de mexilhões.

“A espécie Styela plicata, uma ascídia não indígena invasora, foi identificada e recolhida na Lagoa de Albufeira associada a uma estrutura de fixação de mexilhões. Esta espécie foi já identificada igualmente no Estuário do Tejo, Peniche e Algarve”, refere o IPMA, em comunicado.

- PUB -

O documento acrescenta que esta espécie tem uma proliferação rápida, de cerca de três meses, com impacto na produção dos mexilhões.

“Esta espécie não é nociva à saúde pública, no entanto, sendo uma espécie invasora que se desenvolve com rapidez, compete com sucesso com as espécies nativas, com os consequentes efeitos nocivos ao nível da biodiversidade e, neste caso em particular, a nível da produção de bivalves”, explica.

O IPMA refere que não tem conhecimento de medidas mitigadoras ou de erradicação, com exceção da remoção durante os meses mais frios, salientando que a medida mais eficaz é a “deteção precoce”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Mais de 70 lotes de terreno no Bairro Grito do Povo alienados a proprietários de habitações

Os lotes vão ser vendidos a moradores e descendentes directos, que pretendam melhorar as condições de habitabilidade

Centro Comercial do Bonfim: uma história mal contada

O Centro Comercial do Bonfim foi o primeiro centro comercial com essas características em Setúbal e um dos primeiros no país. Tinha no seu interior...

Casal assaltou 13 casas num mês na Moita

Um casal assaltou 13 casas na Moita no espaço de um mês. Ele assaltava e ela vendia os bens. Conseguiram 29 mil euros. Os assaltos...
- PUB -