20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraLuís Sénica distinguido com medalha de mérito desportivo

Luís Sénica distinguido com medalha de mérito desportivo

Secretário de Estado do Desporto presidiu à cerimónia de homenagem ao seleccionador nacional de hóquei em patins

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto afirmou esta segunda-feira em Sesimbra que a atribuição da medalha de mérito desportivo ao seleccionador nacional de hóquei em patins, Luís Sénica, é “uma das boas razões para se falar de desporto”.

- PUB -

“Hoje estamos aqui a homenagear o que verdadeiramente interessa no desporto. Nos últimos dias – como têm acompanhado todos – temos falado de desporto não pelas melhores razões. O despacho que justifica a atribuição desta medalha de mérito desportivo, no fundo, enuncia por que razão foi atribuída esta medalha ao Luís Sénica”, disse João Paulo Rebelo.

Sobre Luís Sénica, o governante diz que “o que vai ser motivo de recordação vai ser o seu exemplo”.

“Estamos a reconhecer e a valorizar o exemplo de alguém que se distinguiu no desporto, que se distingue e, garantidamente, se continuará a distinguir, servindo de exemplo não só para os mais jovens, mas para todos nós”, disse aos jornalistas o secretário de Estado, que presidiu à cerimónia de homenagem ao seleccionador nacional de hóquei em patins, no Auditório Conde Ferreira, em Sesimbra.

- PUB -

Trajecto iniciado no GD Sesimbra

Na homenagem, que contou com presença do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e do presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Fernando Claro, o homenageado Luís Sénica lembrou que se iniciou no hóquei em patins no Grupo Desportivo de Sesimbra, com a construção de um pavilhão desportivo na vila piscatória.

“Tenho muito orgulho em dizer que, em 1974, quando começámos com o hóquei em Sesimbra, não tínhamos referências. Começa-se com o hóquei porque há a construção, o sonho de um pavilhão numa vila piscatória, longe de tudo. Há quarenta e muitos anos era difícil chegar a Lisboa, a 30 quilómetros. E esse pavilhão transformou as nossas vidas”, recordou Luís Sénica.

- PUB -

“Lembro-me que o primeiro contacto que tive foi com uma grande figura do hóquei, o saudoso Raio, um ícone da nossa modalidade que veio a Sesimbra para nos estimular. Ainda hoje tenho isso como exemplo. Acho que temos de ir aos sítios, motivar as crianças, temos de fazer aquilo que nos fizeram a nós de positivo”, acrescentou o homenageado.

Apesar de já ter muitas conquistas na modalidade, Luís Sénica deixou claro que o mais importante é o que ainda está para vir, a começar pela participação da selecção portuguesa na Taça das Nações de hóquei em patins, na cidade de Montreux, na Suíça, e afirmou-se confiante no futuro da selecção nacional de hóquei em patins.

“O hóquei tem melhores jogadores, com muita qualidade. Tem belíssimos treinadores em Portugal. A selecção portuguesa está bem e recomenda-se, temos selecção com futuro, temos gente com excelência para os próximos 20 anos. Certamente que teremos mais vitórias, seja quem for que esteja a liderar as selecções”, concluiu.

 

Títulos pelo mundo

Entre os muitos títulos que conquistou nas seleções, Luís Sénica foi campeão europeu da modalidade em 2016, em Oliveira de Azeméis, vice-campeão da Europa em 2008 e medalha de bronze no campeonato do mundo de 2009, ano em que conseguiu conquistar a Taça das Nações da modalidade. Ao serviço do Benfica, Luís Sénica também se sagrou campeão europeu em 2013, além de ter conquistado um título nacional, duas Supertaças e uma Taça de Portugal.

 

Policiamento garantido para futebol

O governante aproveitou a ocasião para anunciar que vai haver policiamento para todos os jogos de futebol que sejam sinalizados nesse sentido por parte das associações distritais e dos árbitros. “A partir deste momento, qualquer jogo que seja identificado pelas associações distritais de futebol, pelos árbitros, mas também com o acompanhamento do Instituto Português do Desporto e da Juventude, e que seja sinalizado como um jogo em que se requeira o policiamento, esse policiamento existirá”, disse João Paulo Rebelo, que também comentou o elevado número de agressões a árbitros no futebol português.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -