Escola com 30 anos está agora como nova e reforçada com dez salas de aula, para além de outros espaços
A Escola Básica da Quinta de Santo António, em Amora, acabou de ser requalificada e ampliada, num processo de obra que teve início em 2019, e decorreu em duas fases. Os trabalhos foram promovidos pela Câmara do Seixal, num investimento de 1,7 milhões de euros.
Numa primeira etapa foi construído um novo edifício com 6 novas salas de aula, biblioteca, instalações sanitárias, sala de professores, gabinetes de trabalho e, no exterior, uma nova portaria e espaço de jogo e recreio.
Na segunda fase, foi requalificado o edifício com 30 anos, numa intervenção que incidiu tanto no interior como no exterior. Para além da renovação e adaptação dos espaços, foi requalificada a rede eléctrica e sistema de detecção de incêndios, tendo sido também substituída a cobertura em fibrocimento.
Após esta intervenção, a escola passou a contar com 10 salas de aula – duas das quais de Educação Bilíngue de Alunos Surdos -, três salas de pré-escolar, uma biblioteca, uma sala de unidade multideficiência, refeitório, ginásio e ainda sala de professores e gabinetes de trabalho.
Apontando que para além das obras a autarquia investiu quase 55 mil euros em mobiliário e material didáctico, o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, na altura da inauguração da ‘nova’ escola, na passada semana, vincava que este estabelecimento escolar “é uma referência para o ensino bilíngue de alunos surdos”, sendo que esta obra “também introduziu adaptações para esta necessidade, tornando-a não só mais funcional mas também mais inclusiva”. O autarca acrescentou ainda que “é importante assegurar a igualdade de oportunidades a todos os estudantes do município nomeadamente no acesso ao direito à educação”.
A Escola Básica da Quinta de Santo António Esta conta actualmente com 18 docentes do 1.º ciclo, três educadores e um docente de língua gestual portuguesa, que dão resposta a 196 alunos do 1.º ciclo e 46 crianças na educação pré-escolar.