Iniciativa promovida pela Transportes Metropolitanos de Lisboa, com o apoio do Seixal, vai percorrer municípios da Margem Sul
Amanhã, sábado, 16 de Setembro, começa mais uma edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) e, até dia 22, decorrem no concelho do Seixal várias actividades em nome do ambiente. Mais uma vez o município adere a esta iniciativa da Comissão Europeia, e este ano, um dos desafios é levar a população a participar num passeio de bicicleta pela Margem Sul.
A 22.ª edição da SEM, tem como tema a eficiência energética e “constitui uma nova oportunidade para a promoção de comportamentos mais ecológicos nas nossas deslocações, designadamente através da mobilidade activa e da utilização dos transportes públicos”, refere a Câmara do Seixal em nota de Imprensa sobre esta iniciativa que começou em 2002 e foi despoletada pelo sucesso do Dia Europeu sem Carros, em 2000 e 2001.
O município do Seixal, dentro da sua visão estratégica para o ambiente “tem vindo a dar passos importantes”, inclusivamente, “através do investimento na Carris Metropolitana e no passe social Navegante, com projectos como o Seixal On ou com medidas que visam reduzir os impactos ambientais da sua actividade, como a renovação da sua frota com viaturas eléctricas”.
A reforçar estas medidas em defesa do ambiente, na edição deste ano da SEM, a autarquia aconselha os munícipes a optarem por “deslocações mais sustentáveis”. Ou seja, recomenda o uso de bicicleta, que façam caminhadas e usem o transporte público, e disso “façam um hábito”.
“Os benefícios são muitos, nomeadamente para a saúde, economia e ambiente”, acrescenta ao mesmo tempo que desafia os cidadãos a participarem, a 16 de Setembro, num passeio de bicicleta. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Transportes Metropolitanos de Lisboa, com o apoio da autarquia, e que irá reunir participantes dos municípios do Seixal, Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Sesimbra e Setúbal.
O “Vem Pedalar pela AML [Área Metropolitana de Lisboa] com o Navegante” tem por objectivo levar as pessoas a fazerem passeios de bicicleta que vão passar por toda a Margem Sul, um dos quais com partida do Seixal e paragem na Ponte da Fraternidade para encontro com os participantes que vêm de Almada. O Parque da Vila, na Quinta do Conde, será o ponto de encontro de todos os participantes, incluindo os dos restantes municípios.
Quanto ao horário, do lado do concelho do Seixal, a partida é da Estação de Corroios, às 9h15. Estando a chegada prevista para as 12h00 no Parque da Vila, Quinta do Conde, concelho de Sesimbra. No caso de Amada, a partida é venida Cais Fluvial Trafaria, às 9h15, com o mesmo destino.
Autarquia promove estudo para reforçar a mobilidade sustentável
Com o objectivo de promover uma mobilidade mais “sustentável e responsável”, nomeadamente nas “áreas envolventes das escolas”, o município do Seixal, entre 25 de Setembro e 6 de Outubro, vai dinamizar um estudo junto da comunidade escolar do concelho que “permitirá conhecer melhor a mobilidade dos alunos e as preocupações dos pais relativamente às deslocações para a escola”.
Na posse desta informação, a Câmara do Seixal considera que ficará mais habilitada a “implementar mudanças que favoreçam a opção por formas de deslocação mais seguras, sustentáveis e capazes de contribuir para uma maior autonomia dos alunos”.
A fase inicial do projecto será desenvolvida em parceria com o Agrupamento de Escolas João de Barros, envolvendo a resposta a um questionário por parte dos encarregados de educação, que representará um contributo essencial para o sucesso do projecto.