Destaque para o Festival SeixalJazz, o 41.º Festival de Teatro do Seixal, e o FiSahara – Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental
O Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal vai receber um ciclo de espectáculos que começam em Setembro e estende-se até Dezembro com música, teatro, dança, circo contemporâneo, cinema e festivais.
Destaque para o Festival SeixalJazz, que decorre de 10 a 19 de Outubro, para o 41.º Festival de Teatro do Seixal, de 14 a 24 de Novembro, e o FiSahara – Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental, de 22 a 24 de Outubro.
“Com uma intensa actividade cultural, o município do Seixal valoriza, apoia e divulga a cultura realizada no concelho pelas companhias locais”, refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, que aponta o caso do Teatro da Terra. O autarca vinca ainda a vinda ao concelho de vários artistas e companhias a nível nacional e internacional, tornando a fruição cultural acessível a todos”.
Em Setembro, já no próximo sábado e domingo, dias 14 e 15, o palco do Auditório Municipal recebe o espectáculo multidisciplinar “DES”, de Cláudia Dias, pela Associação Sete Ano, numa co-produção da Câmara Municipal do Seixal especialmente concebida para as comemorações do 25 de Abril.
“É uma peça pensada para três territórios distintos que evocam aspectos diferenciados desse momento histórico, como as casas da clandestinidade no Seixal, a reforma agrária em Serpa e a indústria conserveira em Matosinhos”, lê-se na descrição da peça.
A 19 de Setembro, realiza-se o concerto com Salvador Sobral, vencedor do Festival da Eurovisão com a canção Amar pelos Dois, de autoria de Luísa Sobral.
A 28 de Setembro, sobe ao palco a peça de teatro “O Estrangeiro”, pela Companhia de Teatro de Braga, numa programação Teatro da Terra.
Destaque ainda para 8 de Novembro, com a actuação de Júlio Resende Fado Jazz – Filhos da Revolução no espectáculo comemorativo do aniversário do concelho do Seixal com Júlio Resende ao piano, Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa, André Rosinha, contrabaixo, e Alexandre Frazão, bateria e percussão.
Entre o calendário alargado, com espectáculos sempre a decorrerem, a 20 de Dezembro, Folias chegam ao palco com danças tradicionais portuguesas revisitadas, pelo Ensemble Darcos e Coro Ricercare.