Última conversa está marcada para o próximo dia 27, no Moinho de Maré de Corroios
A Câmara Municipal do Seixal, em parceria com o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), está a promover, durante este mês de Março, um ciclo de conversas que exploram o tema da biodiversidade no concelho.
O Moinho de Maré de Corroios tem sido o palco desta iniciativa, durante as tardes de domingo deste mês de Março, entre as 15h00 e as 17h00.
De acordo com Bruno Santos, vereador da Câmara Municipal do Seixal com o pelouro do Desporto, Habitação, Ambiente e Fiscalização, “o Programa Municipal de Educação para a Sustentabilidade da Câmara Municipal define uma agenda de iniciativas e actividades destinadas à população residente e não residente, das várias faixas etárias, e que visa o envolvimento crescente da comunidade local nas temáticas da sustentabilidade e ambiente”.
Inserido neste programa, o Ciclo de Conversas sobre a Biodiversidade tem como público-alvo jovens e adultos e pretende, assim, “dar a conhecer a fragilidade da biodiversidade dos ecossistemas bem como as repercussões nos seres vivos em caso de perda ou enfraquecimento da mesma.
A perda de biodiversidade, as mudanças climáticas e a intervenção do homem influenciam o planeta e pode alterá-lo a médio e longo prazo”.
A conversa sobre “Literacia dos Oceanos”, que conta com a participação de Sónia Sousa, do Ell – Projecto Quando + 1 é = -1, abordará, no próximo dia 27, a compreensão da influência do oceano no ser humano e a sua influência no oceano: “Mais do que sensibilizar a sociedade, a literacia dos oceanos pretende incentivar atitudes informadas e responsáveis sobre os oceanos e os seus recursos”.
Com base no conhecimento científico, o município do Seixal pretende “difundir informação e sensibilizar para mudar comportamentos, para que todos tenhamos um papel activo na preservação da biodiversidade e no aumento da capacidade de resistência dos ecossistemas”.
A primeira conversa do ciclo decorreu no dia 6 e contou com a participação de Susana Noronha, arquitecta paisagista da Câmara Municipal do Seixal, para abordar o tema “Biodiversidade vegetal versus espécies invasoras”.
Seguiu-se, a 13 de Março, “A biodiversidade escondida na Baía do Seixal: das minhocas aos peixes”, por Lino Costa e João Paulo Medeiros, do MARE. “Sapal de Corroios: local de refúgio para uma riquíssima diversidade de avifauna” deu o mote para a conversa da tarde de ontem, com Manuel Lima.
Cerca de uma centena de diferentes espécies de aves, muitas delas migratórias, que frequentam o sapal de Corroios, constituem “um valioso património nacional e internacional.
Além de aprenderem a identificar algumas destas espécies, os participantes poderão conhecer a relação de cada uma delas com o sapal e o seu contributo para este importante ecossistema”. Depois de cada conversa, os participantes têm a oportunidade de realizar uma visita guiada ao espaço. A participação é gratuita mas carece de inscrição prévia.