São 53 associações e cerca de 100 projectos de expressão cultural que vão passar pelo centro comercial RioSul
Uma parceria entre a Câmara do Seixal e a administração do RioSul permitiu abrir um espaço no centro comercial para dar a conhecer ao público as várias expressões de arte trabalhadas pelo movimento associativo do concelho. Trata-se do “Seixal Cultural”, arrancou no passado fim-de-semana e, nos próximos, até 22 de Maio, vai proporcionar espectáculos de várias expressões e de várias associações do concelho.
São actividades que vão do teatro ao cante alentejano, passando pelas expressões de cultura urbana e artes visuais, literatura, dança, folclore, música filarmónica, grupos corais e orquestras, entre tantas outras.
“Vão decorrer bastantes actividades, e todas elas importantes, sendo que a grande relevância vai para a adesão do movimento associativo do concelho do Seixal, que aderiu massivamente ao projecto apresentado pela Câmara Municipal”, comenta o vereador e vice-presidente da autarquia, Paulo Silva.
Vinca o autarca que o objectivo desta iniciativa é “dinamizar e dar visibilidade ao trabalho cultural do movimento associativo”, isto considerando que pelo RioSul passam cerca de oito milhões de pessoas por ano. “Este é um espaço comercial, mas pode ter diferentes valências, nomeadamente de ordem cultural”, comentou na altura da abertura do espaço o director do centro comercial no Seixal, Paulo Silva.
Ao todo, foram 53 as associações de cultura e apoio social que responderam ao desafio da Câmara Municipal para definir o “Seixal Cultural”, revela o vereador Paulo Silva. Estas apresentaram 100 projectos, que se traduzem em 40 iniciativas a passarem por 28 locais diferentes. “Queremos trazer a cultura para as ruas e parques urbanos com iniciativas em quase todo o concelho”, comenta o vice-presidente.
Nesta iniciativa participam ainda as associações dedicadas a apoiar pessoas com deficiência; a CERCISA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Seixal e Almada e a Associação Nacional de Pais e Amigos Rett.
“Visitei a CERCISA e encheu-me a alma ver a alegria dos meninos a fazerem trabalhos para serem expostos no Seixal Cultural”, comenta Paulo Silva.
O vereador realça ainda a adesão a esta iniciativa de associações de emigrante que aproveitaram este evento para melhor dar a conhecer a cultura de Angola, Cabo-Verde e São Tomé e Príncipe.
Nesta mostra no Rio Sul participam também com os seus trabalhos as artesãs do Águias Unidas do Fanqueiro.