Na reunião de câmara foi ainda aprovado o protocolo de colaboração com a Associação Vita Nativa
O executivo municipal do Seixal aprovou a adjudicação da obra de construção de uma escola básica com jardim-de-infância em Pinhal do Vidal, na freguesia de Corroios, pelo preço-base de quase cinco milhões de euros.
A empreitada, aproveitada em reunião de câmara realizada no final da tarde de quarta-feira, em um prazo de execução de 730 dias (dois anos), devendo ficar concluída em 2027, segundo a autarquia.
Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva (CDU), explica que “este é mais um grande passo rumo à ampliação da rede educativa do concelho ao nível da educação pré-escolar e do ensino do 1.º ciclo, situando-se o futuro equipamento num território que regista um aumento crescente do número de novas famílias”.
A adjudicação foi aprovada por unanimidade.
A Câmara Municipal do Seixal é liderada pelo comunista Paulo Silva, tendo ainda na sua composição quatro vereadores da CDU, um independente, quatro do PS e um do PSD.
Na reunião camarária do Seixal foi também aprovada a atribuição de uma verba de 36.309,60 euros à Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora, para fazer face às obras de remodelação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, que serve actualmente 72 utentes.
Esta instituição particular de solidariedade social tem ainda a valência de apoio domiciliário para 70 utentes, a unidade de cuidados continuados de longa duração para 30 utentes e a creche Baleia Amarela com 78 vagas.
Na reunião de câmara foi ainda aprovado o protocolo de colaboração com a Associação Vita Nativa, com o objectivo de contribuir para a dinamização do Parque Metropolitano da Biodiversidade e para a implementação de um Plano de Valorização da Biodiversidade da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, comparticipando o município com uma verba de 72 mil euros, relativa ao período temporal compreendido entre Junho de 2025 e Maio de 2026.
No que respeita à política de habitação, foi aprovado o contrato de comparticipação com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, no âmbito da contratualização dos financiamentos do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, visando a aquisição e reabilitação de cinco fogos habitacionais.
Foram, ainda, atribuídos apoios ao movimento associativo do concelho no valor global de 504.070,35 euros, nomeadamente à União Concelhia das Associações de Pais e Encarregados de Educação, associações de pais e encarregados de educação das escolas do concelho, movimento associativo desportivo popular do concelho do Seixal, Grupo Motard Paladinos, Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro, Os Corvos Marinhos – Associação de Pesca Local, Associação das Colectividades do Concelho do Seixal, associações de reformados do concelho, Fábrica da Igreja Paroquial de Fernão Ferro, Associação Náutica do Seixal, CRIAR-T – Associação de Solidariedade e Santa Casa da Misericórdia do Seixal.
O executivo municipal aprovou, também, a atribuição de uma verba de cinco mil euros ao Clube de Canoagem de Amora, para a instalação de um sistema de produção de energias renováveis.