12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Aprovada candidatura do novo Centro de Saúde de Paio Pires no Seixal

Aprovada candidatura do novo Centro de Saúde de Paio Pires no Seixal

Aprovada candidatura do novo Centro de Saúde de Paio Pires no Seixal

Autarquia diz que construção arranca ainda neste ano. Com financiamento de quase 2,5 milhões ao abrigo do PRR, o equipamento vai nascer em terreno cedido pelo município

A candidatura para a construção do novo Centro de Saúde de Paio Pires, no concelho do Seixal, foi aprovada ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou a autarquia. A obra deverá estar concluída em 2026.

- PUB -

A Câmara Municipal do Seixal explica que o Governo formalizou, na terça-feira passada, o respectivo acordo de financiamento, viabilizando a construção de um equipamento de saúde de primeira geração que “é há muito reivindicado pela autarquia, pelas forças vivas e pela população, tendo em conta a necessidade efectiva da população no que se refere ao reforço dos cuidados de saúde”.

“É uma enorme vitória da população de Paio Pires e do concelho do Seixal. É também uma demonstração cabal de que vale sempre a pena lutar pelos interesses dos munícipes. Foram muitos anos de sacrifícios, de lutas e de reivindicações que têm, finalmente, uma resposta adequada”, disse o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, citado num comunicado do município.

A obra, adianta a autarquia, terá início ainda este ano e deverá ficar terminada em 30 de Junho de 2026.

- PUB -

Paulo Silva recordou que, durante anos, os eleitos da junta e alguns membros da assembleia de freguesia de Aldeia de Paio Pires prescindiram de receber as senhas de presença referentes às sessões públicas em benefício do funcionamento de um posto de enfermagem naquela localidade, de modo a que a população de Paio Pires não ficasse privada dos cuidados de saúde básicos.

“A assinatura deste contrato de financiamento para a construção do Centro de Saúde de Paio Pires demonstra ainda que nunca devemos deixar de lutar e, da mesma forma como a população de Paio Pires ganhou esta luta, a população do concelho do Seixal irá ganhar a luta pela construção do hospital no Seixal”, frisou.

Com o novo centro de saúde, explicou o autarca, o concelho verá melhorada a capacidade de resposta ao nível dos cuidados de saúde primários, nomeadamente na localidade de Paio Pires, permitindo fazer face às necessidades de uma população em crescimento e que é actualmente na ordem dos 15 mil utentes.

- PUB -

O futuro Centro de Saúde de Paio Pires tem previsto um financiamento governamental no valor de 2 milhões 488 mil e 479 euros e irá nascer num terreno municipal com cerca de seis mil metros quadrados, localizado na Rua Machado dos Santos, com um valor patrimonial de 966 mil euros.

O município assegurará igualmente o respectivo projecto, que deve ficar concluído em Julho, data em que poderá abrir os respetivos procedimentos concursais.

No comunicado, a autarquia adianta que, além do reforço na prestação de cuidados de saúde primários, existe a necessidade urgente da construção do hospital no Seixal, de uma nova unidade de saúde nos Foros de Amora (cuja candidatura já foi aprovada), de uma unidade de saúde para substituir a do Largo da Rosinha e de se desenvolver os projectos para as unidades que precisam de ser ampliadas e requalificadas, como as de Fernão Ferro e de Pinhal de Frades.

O concelho do Seixal tem actualmente 166 mil e 571 habitantes, segundo o último censos de 2021.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -