7 Junho 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalPrimeira fase do Parque Urbano da Torre da Marinha inaugurada hoje

Primeira fase do Parque Urbano da Torre da Marinha inaugurada hoje

Um parque canino, ginásio ao ar livre e espaço florestal requalificado são os primeiros desenvolvimentos do novo parque urbano, com previsão de conclusão para 2024.

 

- PUB -

A primeira fase do Parque Urbano da Torre da Marinha, na Arrentela, já se encontra concluída e foi inaugurada na manhã de hoje. Junto à Avenida Marechal Gomes da Costa, membros autárquicos e população estiveram reunidos para observar o novo parque canino, o espaço de ginásio ao ar livre e a zona florestal envolvente.

A recém-inaugurarão vem no seguimento de outras similares, a propósito das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos e representa um investimento municipal de cerca de 150 mil euros.

Paulo Silva, Presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirmou tratar-se de “uma zona de excelência para usufruto da população da Torre da Marinha”, com previsão de conclusão a 25 de Abril de 2024, nessa data já com a implementação de “trilhos pedonais”, “parque de merendas” e “identificação das espécies arbóreas autóctones”. Revelou ainda que o espaço poderá expandir-se para terrenos que brevemente pertencerão à autarquia.

- PUB -

A Presidente da União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, Maria João Costa, também esteve presente e elogiou “o elevado investimento” que a Câmara Municipal do Seixal tem vindo a fazer, “ao longo de 49 anos”, para “valorizar os espaços públicos de qualidade”, onde “cada vez mais, os munícipes têm gosto em viver”.

Parque Canino é um dos novos equipamentos do Parque Urbano

Seixal, “um exemplo para o resto do país”

Para Paulo Silva, a edificação do Parque Urbano da Torre da Marinha representa um “passo importante para a construção do concelho do Seixal”, aquele que considera ser “o concelho de Abril”.

- PUB -

“Referirmo-nos ao Seixal enquanto concelho de Abril não é nenhum chavão”, começou por dizer. “Antes do 25 de Abril, o Seixal era um dos concelhos mais atrasados do país e hoje vemos o trabalho extraordinário que tem sido feito. Não só é dos mais desenvolvidos como representa um exemplo para o resto do país”, afirmou, sublinhando as iniciativas desportivas e culturais levadas a cabo pelo município e os desenvolvimentos feitos ao nível tecnológico.

“Não é por acaso que o Seixal é o primeiro concelho do país a introduzir hidrogénio, a energia do futuro, na rede de gás natural”, enunciou o autarca, referindo-se à injecção de hidrogénio verde na rede de gás da Floene.

“Também fomos o primeiro município do país a criar um programa a capacitar os nossos jovens com as ferramentas necessárias para o seu futuro, nomeadamente, nas áreas tecnológicas, como a prototipagem, a robótica, realidade virtual, realidade aumentada e por isso criámos o Seixal Criativo, um programa de excelência que irá preparar os nossos jovens para o futuro”, assegurou o responsável.

Ainda inseridos nas comemorações da Revolução dos Cravos, amanhã, dia 23 de Abril, às 11h, será inaugurado o espaço requalificado nas traseiras da Avenida Luís de Camões, em Miratejo, e dia 25 de Abril, às 11h30 está agendada a inauguração do Parque Metropolitano da Biodiversidade, na Verdizela.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Festas de Corroios imparáveis de 18 a 27 de Agosto em três palcos

Do rock ao pop, passando pela canção de Coimbra e música africana, as festas esperam por mais de 1 milhão de visitantes

Novo 10 reabre portas apesar de polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Caso conhece novos avanços a 2 de Junho, data em que arranca o julgamento

Mulher de 29 anos morre em despiste de motociclo em Palmela

Vítima foi transportada para o Centro Hospitalar Barreiro Montijo onde o óbito foi declarado
- PUB -