20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalSegurança na área da construção civil em debate no Seixal

Segurança na área da construção civil em debate no Seixal

Seminário internacional que decorre amanhã (quarta-feira) no Fórum Cultural do Seixal, promove a troca de ideias sobre a temática do reforço de estruturas com materiais compósitos reforçados com fibras (FRP)

 

- PUB -

A S&P Clever Reinforcement Ibérica, empresa, sediada no Seixal, que pertence ao grupo S&P /SST organiza o IV Seminário Internacional “Reforço de Estruturas com Compósitos FRP” no sentido de reflectir sobre como continuar a melhorar as condições de segurança na construção de habitações.

Este encontro marcado para esta quarta-feira, surge numa altura em que o sector continua a sentir a necessidade de expandir o conhecimento e a confiança na utilização dos compósitos FRP no reforço de estruturas de betão.

O seminário vai contar com cerca de uma centena de pessoas na plateia e com a presença de vários investigadores portugueses e estrangeiros que farão a apresentação das últimas investigações cientificas nesta área.

- PUB -

Depois da abertura oficial por Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal no primeiro painel da manhã, Filipe Dourado, director-geral da S&P Clever Reinforcement Iberica irá falar sobre a introdução aos materiais compósitos no reforço de estruturas. Casos práticos de utilização, casos de estudo.

Ainda no período da manhã, “Durabilidade de técnicas de reforço de estruturas de betão com compósitos FRP” pelo  professor Jose Sena Cruz  da Universidade do Minho.

Jacob W. Schmidt da Universidade Técnica de Copenhaga  encerra as intervenções na primeira parte do dia com o tema C-DAS – Pre-stress Carbon Rods with ductile anchor system”.

- PUB -

Após a pausa para almoço, Marina Machado, Mário Garrido, João Bordado, João Ramôa Correia, do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, falam do Projecto Biolam. Desenvolvimento de bioresinas para pultrusão de laminados de CFRP”.

Na ordem de trabalhos está depois a temática “Aderência a temperatura elevada e comportamento ao fogo de faixas de laje de betão armado com laminados de CFRP pré-esforçados”. Matéria a desenvolver por Adriana Azevedo, João Pedro Firmo, João Ramôa Correia, todos também do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Segue-se depois a apresentação do The Sticker project: new CFRP reinforcement and technique for the simultaneous flexural and shear/punching strengthening of RC elements. pelo professor Joaquim Barros da Universidade do Minho, compõe o painel seguinte.

O encontro continua com a intervenção de Martin Hüppi da S&P Switzerland / Empa que vai falar sobre “EBROG technique to enhance the bond performance of CFRP strips to concrete substrate”

Antes do final, tempo ainda para se conhecer o projecto “Strain- Vision – Monitorização de extensão em laminados de CFRP pré-esforçados no reforço de elementos de betão através de visão de computador” numa intervençao a cargo de Jonatas Valença – CERIS, Instituto Superior Técnico.

A finalizar a intervenção da APCAS, Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal, instituição de solidariedade.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -